IFMA recebe inscrições para licenciatura EAD em Química

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Campus São Luís – Monte Castelo, está com inscrições abertas para curso de graduação de Licenciatura em Química ofertado na modalidade EAD (educação a distância). Ao todo, estão sendo ofertadas 135 vagas por meio do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). 

De acordo com o edital, as inscrições serão recebidas até as 23h30 do dia 3 de junho de 2023 (horário local). Para realizar o cadastro, os interessados devem acessar o site do IFMA e realizar o preenchimento de formulário eletrônico de inscrição. Não haverá cobrança de taxa de inscrição.

Polos de apoio presencial

Ainda conforme o edital, poderão participar desse processo seletivo os estudantes que já tenham concluído o Ensino Médio e que tenham disponibilidade para encontros presenciais. Apesar de ofertado na modalidade EAD, o curso contará com alguns encontros presenciais de modo que o estudante precisará comparecer a alguns encontros presenciais.

No momento da inscrição o estudante deve escolher o polo presencial de sua preferência. As oportunidades para a Licenciatura EAD em Química estão distribuídas entre os seguintes polos: Arari, Carutapera, Caxias, Humberto de Campos e São João dos Patos.

Processo de seleção

Para a classificação dos inscritos, o IFMA não realizará aplicação de provas, pois a avaliação será por meio da análise do histórico escolar referente ao Ensino Médio.

Nesse sentido, a seleção dos candidatos com inscrições deferidas ocorrerá por Polo de Apoio Presencial, e terá como critério o Coeficiente de Rendimento (CR) calculado com base nas notas das disciplinas informadas pelo candidato no momento da inscrição (preenchimento do formulário eletrônico). Nesse sentido, os estudantes deverão apresentar o histórico escolar com o registro da nota para a confirmação.

Assim, o passo a passo para a inscrição é o seguinte:

  • a. informar o seu nome completo, sistema de cotas (se deseja concorrer) e o nome do município/polo.
  • b. Cadastrar as notas do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio das seguintes disciplinas: Língua Portuguesa (PRT), Matemática
    (MTM), Física (FIS), Biologia (BIO), Química (QUIM), História (HIS) e Geografia (GEO);
  • c. Anexar os documentos comprobatórios, em formato PDF, exigidos no formulário eletrônico.

Reserva de vagas

Conforme indicado no edital, o IFMA reserva 50% do total das vagas ofertadas para estudantes que cursaram todo o Ensino Médio em escolas da rede pública. Dentre as vagas reservadas, há percentual de vagas exclusivo para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas e para pessoas com deficiência (PcD), com recorte de renda.

Os estudantes aprovados dentro das cotas raciais deverão passar por procedimento de heteroidentificação antes do período de matrícula. 

A divulgação da lista dos candidatos que passarão pela aferição no processo de heteroidentificação está prevista para o dia 4 de julho, enquanto as listas dos candidatos que participaram do processo de heteroidentificação, classificados ou não classificados (se houver) serão liberadas no dia 10 de julho.

Resultados 

O IFMA publicará o resultado parcial no dia 26 de junho de 2023, com recebimento de recursos até o dia 27 seguinte. A divulgação do resultado parcial após recurso está marcada para o dia 30 de junho. 

A divulgação do resultado final, após o procedimento de heteroidentificação, está previsto para o dia 19 de julho. No dia 20 seguinte, o IFMA publicará a lista de aprovados em 1ª chamada. Os convocados deverão realizar as matrículas no período de 21 a 31 de julho. 

O ingresso dos aprovados nesta seleção será no 2º semestre letivo deste ano. Para as atividades acadêmicas, será utilizado o Ambiente Virtual de Aprendizagem Institucional. Todo aluno, depois de matriculado, receberá seu código de usuário do sistema e senha, para acesso ao Ambiente.

Acesse o edital na íntegra para mais informações.

Leia também IFMG divulga resultado preliminar dos pedidos de isenção referente ao Vestibular 2023/2; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.