Vestibular 2023/2: IFMG divulga resultado preliminar dos pedidos de isenção

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) liberou na manhã desta terça-feira, dia 9 de maio, o resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição referente ao Vestibular 2023/2. Os candidatos que solicitaram o benefício já podem conferir as respostas por meio do site do vestibular.

O resultado é preliminar, de modo que caberá a interposição de recurso. De acordo com o cronograma, os interessados poderão contestar o resultado com a interposição de recurso até o dia 11 de maio, próxima quinta-feira. Após a análise dos recursos, o IFMG publicará as respostas dos recursos contra no dia 16 de maio. 

Conforme o cronograma, têm direito ao benefício da isenção da taxa de inscrição os estudantes que podem comprovar ter:

  • a) renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
  • b) cursado o ensino Fundamental completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada;
  • c) condição de Hipossuficiência Econômica Financeira.

Inscrições abertas 

De acordo com o cronograma, as inscrições já estão abertas e poderão ser feitas até o dia 22 de maio de 2023. O edital estabelece que o valor da taxa de inscrição é de R$ 20,00 (vinte reais). 

Os interessados podem realizar as inscrições de forma virtual, exclusivamente por meio do preenchimento de formulário eletrônico disponível no site da Fundação CEFETMINAS. Para efetivar o cadastro, os candidatos não isentos deverão imprimir e pagar o boleto referente à taxa de inscrição até o dia 25 de maio. Confira aqui o passo a passo da inscrição

Vestibular IFMG 2023/2

O processo seletivo para os cursos de graduação contará com duas modalidades de seleção: aproveitamento da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio); e análise de histórico escolar e redação on-line.

De acordo com o edital, para a seleção das notas do Enem, o IFMG aceitará as notas de uma das últimas dez edições do exame. Portanto, somente os estudantes que tenham feito o Enem entre 2013 e 2022.

Já os candidatos que optarem pela seleção via histórico escolar e redação passarão pela avaliação no dia 18 de junho, de forma virtual.

A seleção para os cursos técnicos nas modalidades concomitante (para quem está cursando o Ensino Médio em outra escola e quer fazer o técnico no IFMG) e subsequente (para quem concluiu o Ensino Médio e procura formação profissionalizante) ocorrerá com aplicação de uma prova presencial no dia 18 de junho de 2023.

As provas abarcarão conteúdos referentes às disciplinas do Ensino Médio. Desse modo, os candidatos responderão questões sobre as seguintes áreas:

  • Linguagens: Língua Portuguesa;
  • Matemática;
  • Humanas: História, Geografia;
  • Ciências da Natureza: Química, Biologia e Física.

Oferta de vagas

A oferta total do IFMG é de 397 vagas para 11 cursos presenciais. De acordo com o edital, as oportunidades estão distribuídas entre os campi de Congonhas, Ibirité, Ouro Preto e Ribeirão das Neves.

O edital estabelece ainda que parte das vagas estão reservadas segundo determinado pelas ações afirmativas (cotas). Os aprovados pelo sistema de cotas deverão, no ato de matrícula, comprovar a renda de sua família. Além disso, esses estudantes deverão comprovar que cursaram todo o Ensino Médio em escolas da rede pública.

Resultados

A divulgação do gabarito preliminar da prova objetiva está prevista para o dia 19 de junho, com recebimento de recursos nos dias 20 e 21 seguintes. O resultado preliminar está previsto para o dia 27 de junho, com recebimento de recursos nos dias 28 e 29 seguintes.

Já a publicação do resultado final, com a lista de convocados para as matrículas, está prevista para 6 de julho de 2023. A relação de documentos necessários para o registro acadêmico está disponível no edital.

Acesse o site do vestibular para mais informações.

Leia também Fundação Cecierj prorroga período de inscrição para o Vestibular Cederj 2023/2 até o dia 14 de maio; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.