Atualidades: Educação a Distância (EAD)

Um resumo sobre o assunto

Educação a Distância: um resumo sobre o tema

A modalidade EAD, sigla que significa “educação a distância”, existe há muitos anos. Porém, com o início da pandemia de COVID-19, a mesma se expandiu fortemente por todo o mundo. 

Assim, é muito provável que questões de atualidades ou que um tema de redação dos principais vestibulares e da prova do ENEM abordem esse tema. 

Dessa forma, para que você consiga se preparar adequadamente, o artigo de hoje trouxe um resumo com as principais características da educação a distância. 

Educação a Distância: como funciona?

As aulas dos cursos que funcionam na modalidade educação a distância podem ser ao vivo ou gravadas. O que mais vai ser levado em conta é a tecnologia da informação utilizada neste método de ensino. Assim, isso significa que um computador, um laptop, um celular ou um tablet podem fazer a diferença entre o aprender ou ficar sem acesso ao conteúdo que está sendo transmitido.

A modalidade pode ser aplicada por somente um período de tempo, como ocorreu em muitas instituições durante a pandemia de COVID-19, ou pode ser a modalidade oficial daquele curso/aula/instituição. 

Educação a Distância: exemplos

Diversos são os exemplos de ensino a distância. Podemos citar: 

  • Uma pessoa assiste aulas de mandarim no Brasil com um professor que mora na China
  • Estou estudando na modalidade EAD temporariamente devido à pandemia de COVID-19
  • Faço um curso de graduação em uma faculdade na modalidade educação a distância

Educação a Distância: tendência confirmada

Devemos destacar que o INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, órgão governamental vinculado ao Ministério da Educação e que se dedica a fornecer dados que possam subsidiar as políticas educacionais, reafirmou recentemente que o número de estudantes na modalidade EAD cresce exponencialmente e que, dessa forma, a modalidade se confirma como uma tendência. 

Educação a Distância: possíveis vantagens para o futuro

A modalidade EAD pode trazer grandes vantagens para o futuro. A economia certamente é uma das principais delas, começando pelo valor das mensalidades, que são bem menores do que aquelas dos cursos presenciais.

Outros valores, como aqueles gastos no transporte para os deslocamentos aos locais presenciais e os custos relacionados à alimentação durante os períodos de aula, demonstram também algumas das vantagens do EAD. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.