Humanização nas relações de trabalho: qual a importância?

humanização nas relações de trabalho pode desencadear uma série de benefícios no dia a dia de qualquer corporação. Isso porque torna-se viável construir uma atmosfera mais saudável, pautada em respeito, diálogo e interações sociais sadias.

Neste texto, reunimos essas e outras vantagens dessa humanização, para que você possa refletir conosco e compreender um pouco mais sobre o assunto. Vamos adiante. 🙂

Qual a importância da humanização nas relações de trabalho?

Afinal, qual a importância da humanização nas relações de trabalho? Para entendermos, precisamos compreender o conceito de humanização neste contexto. Em resumo, uma relação humanizada, no ambiente de trabalho, diz respeito a uma relação pautada no diálogo, nas singularidades e nas relações sadias.

Ela não está associada a uma atuação no piloto automático, na qual o funcionário é apenas um número. Isto é, ela enxerga cada ser humano como único e o trata como tal, respeitando seus limites e garantindo um olhar mais sensível à saúde mental, às emoções, e assim por diante.

Por isso, investir em humanização nas relações de trabalho é investir em um olhar mais profundo sobre a existência humana. Foge-se da ideia de acreditar que as pessoas são meramente iguais e que apenas fazem parte da empresa como se fossem “parafusos” em uma engrenagem. Assim, entende-se que cada colaborador é único, tem a sua importância e a sua voz, que deve ser ouvida e analisada quando necessário.

Essa postura, portanto, oferece pontos importantes, como:

1. Mais qualidade de vida no trabalho

Trabalhar em um espaço que respeita os nossos limites e ideias garante mais qualidade de vida no dia a dia. Afinal, os indivíduos ali presentes sabem que podem contar uns com os outros, além de se sentirem acolhidos por aqueles que estão à sua volta.

Da mesma forma, percebem que são verdadeiros seres humanos, com pontos fortes e fracos. Isto é, não precisam dar conta de tudo sozinho – existem colegas para ajudar.

2. Sensação de pertencimento

A sensação de pertencimento também pode ser aflorada graças à humanização nas relações de trabalho. Isso decorre do fato de que os colaboradores começam a construir laços mais fortes uns com os outros, sentindo-se parte de um grupo engajado e com ideias em comum.

3. Apoio mútuo e trabalho em equipe

O apoio mútuo aparece quando todo mundo pode expor suas ideias, dar sua opinião, pedir ajuda quando necessário, etc. A humanização nas relações de trabalho, por sua vez, oferece esse tipo de atuação e garante um apoio mais humano, que desencadeia o trabalho em equipe.

4. Retenção de talentos

A retenção de talentos também é outro ponto-chave oferecido pela humanização nas relações de trabalho. As pessoas que se sentem valorizadas e felizes com as suas relações no trabalho tendem a se sentir mais à vontade na corporação. Logo, por se sentirem parte de algo, a tendência é que o turnover diminua consideravelmente.

 

Viu só como a humanização é muito interessante e efetiva? Investir nesse tipo de cultura é investir em saúde e bem-estar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.