Acompanhar metas: Qual a periodicidade?

O ato de acompanhar metas pode garantir que você não se perca durante a sua organização. Por meio desse tipo de ação, você consegue manter vivo, em sua mente, tudo o que precisa ser feito para chegar a um determinado resultado específico.

Porém, qual seria a periodicidade ideal para esse tipo de tarefa? Qual o período que devemos ter em mente quando pensamos na análise de nossas metas?

Neste texto, trouxemos algumas sugestões que podem vir a ser relevantes. Confira!

Qual a periodicidade ideal para acompanhar metas?

Antes de qualquer coisa, queremos deixar claro que não existe uma periodicidade única e ideal para todas as pessoas. Tudo depende da forma como você tem organizado as suas metas e da maneira como você costuma analisar os seus objetivos de tempos em tempos. Sendo assim, entenda que as nossas dicas abaixo, para acompanhar metas, dizem respeito a sugestões.

O ideal é que você faça uma autoanálise e descubra qual período de tempo funciona melhor para você, ok? Veja nossas reflexões a seguir e analise o que pode ser relevante para você:

1. Metas de longo prazo merecem ser visitadas regularmente, a cada 6 meses e/ou 1 ano

As metas de longo prazo, muitas vezes, podem cair no esquecimento se não as acompanharmos. Porém, por se tratarem de metas que focam em resultados daqui 5, 10 ou 15 anos, não há motivos relevantes para que acompanhemos semanalmente, por exemplo.

Afinal, em alguns casos, ficar acompanhando semanalmente pode despertar uma certa ansiedade, que talvez prejudique os seus resultados.

Sendo assim, um período bacana para reanalisar as metas, bem como ideal para você simplesmente visualizar cada uma delas e mantê-las viva na sua mente, é de 6 meses. Metas ainda mais longas, como de 20 anos, podem ser revistas uma vez ao ano.

Dessa forma você consegue ver o que fez nos últimos meses para alcançá-la, bem como pode analisar o que pode ser feito no próximo bloco de tempo para ficar mais próximo dela.

2. Metas de médio prazo podem ser vistas mensalmente

As metas de médio prazo, que podem ser de 1 e/ou 2 anos, podem ser revisitadas com mais frequência do que as de longo prazo. Isso porque elas têm um período mais curto para serem concluídas. Logo, acompanhar metas mensalmente é uma forma de garantir que você não perca o “fio da meada” e mantenha o seu direcionamento focado naquilo que você realmente precisa.

Afinal, se a meta é de apenas alguns meses, o ideal é que você sempre a olhe, a cada 30 dias, para analisar o que está sendo feito para alcançá-la e quais são as melhorias que devem ser implementadas para chegar lá. Fique de olho na sua evolução para garantir que se torne viável atingir a sua meta.

3. Metas de curto prazo podem ser analisadas semanalmente

Já as metas de curto prazo, que podem ser de semanas e de menos de 12 meses, devem ser analisadas com mais frequência. O tempo tende a ser mais curto para concluí-las. Por isso, visualizá-las semanalmente pode ser uma forma de garantir que você esteja no caminho certo.

 

Você gosta de acompanhar metas? Tem acompanhado as suas? Reflita sobre isso. 🙂

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.