Tomar decisões no trabalho: Como fazer isso de forma assertiva?

Na hora de tomar decisões no trabalho, toda análise é válida, desde que seja feita de forma assertiva e não procrastinadora, claro.

Porém, como fazer esse tipo de análise? O que considerar antes de dizer “sim” ou “não”? Como verificar que determinada decisão é realmente relevante?

Neste texto reunimos uma série de dicas simples que podem lhe ajudar a pensar melhor sobre as suas decisões corporativas. Confira!

Como tomar decisões no trabalho?

São diversas as formas de tomar decisões no trabalho. Cabe a você encontrar um fluxo de análise e pensamentos que podem direcionar as suas tomadas de decisão. Abaixo listamos alguns passos que podem ser relevantes, veja quais deles fazem sentido para você:

1. Avalie os prós e contras com clareza

Parece óbvio, mas dependendo da situação, podemos cometer o equívoco decidir sem nem mesmo pesar os “prós e contras” de alguma coisa. Sendo assim, decidimos pôr essa dica na lista pois ela é indispensável.

Partindo disso, evite agir de forma impulsiva e, se possível, escreva as vantagens e desvantagens de cada caminho. Não precisa fazer uma lista imensa, mas analisar o que pode ser bom ou ruim é bem interessante.

2. Jamais decida no “calor do momento”

Cuidado com as decisões impulsivas, que mencionamos acima. Se algo acabou de acontecer e você sente um impacto intenso por isso, respire fundo e tire um tempo para pensar. Não atropele as coisas – às vezes, um dia inteiro pode ser a pausa necessária para uma decisão.

3. Busque a opinião de envolvidos

Se há outras pessoas envolvidas com as tomadas de decisão, então cogite conversar com elas. Descobrir o que os seus colegas pensam sobre determinados assuntos pode lhe dar bons insights. Experimente – sem procrastinar ou jogar a responsabilidade no outro, claro.

4. Analise decisões semelhantes

Se você já tomou decisões semelhantes no passado, por que não analisá-las hoje? Você pode verificar quais foram os resultados obtidos em decisões semelhantes e usar essas aprendizagens para o presente.

5. Cuide das emoções na hora de decidir

Cuidado com as emoções! Na hora de tomar decisões no trabalho é preciso manter-se equilibrado para não cometer equívocos evitáveis. Por isso, se você se sente emocionalmente abalado em um momento, experimente deixar as coisas se acalmarem primeiro. Assim, quem sabe, você pensa com mais clareza depois.

6. Aceite que não temos o controle de tudo

Ter a consciência de que nem sempre teremos o controle de tudo, ou seja, os resultados nem sempre serão previsíveis, evita que tentemos tomar decisões no trabalho que sejam 100% assertivas, perfeitas e qualificadas. Afinal, ainda dependemos de outros acontecimentos para que a decisão seja boa ou ruim, certo? Aceite que você não tem o controle de tudo – e tudo bem!

7. Aprenda com os resultados obtidos

Depois de tomar decisões no trabalho, aprenda com os resultados obtidos. Isso pode lhe ajudar a criar um repertório interessante para outras decisões do futuro, viabilizando um desenvolvimento profissional muito mais interessante e qualificado.

Boas decisões para você!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.