História Geral: os antecedentes da Guerra da Coreia   

Confira!

Os antecedentes da Guerra da Coreia: um resumo

A Guerra da Coreia foi um conflito que ocorreu durante a Guerra Fria, envolvendo dois grupos diversos da Península Coreana.

O embate foi caracterizado por uma série de fases, as quais aconteceram na península entre os anos de 1950 e 1953. O principal resultado do conflito foi a divisão da península em duas partes: Coréia do Norte e Coréia do Sul.

O assunto é abordado com muita frequência por questões de história geral dentro dos vestibulares e da prova do ENEM.

Dessa maneira, para que você possa se preparar, o artigo de hoje trouxe um resumo completo sobre os antecedentes da Guerra da Coreia. Confira!

Os antecedentes da Guerra da Coreia: introdução

Os problemas entre o Japão e Coreia não são recentes: desde o século XIX diversos conflitos colocaram os dois países em posições contrárias. Em 1894 a 189, por exemplo, durante a Primeira Guerra Sino-Japonesa, o Japão invadiu a Coreia.

Em 1905, o Japão derrotou a Rússia durante a Guerra Russo-Japonesa e, com isso, a península coreana passou a ficar sob o domínio parcial dos japoneses.

Os antecedentes da Guerra da Coreia: divisão

Em 1945, os Theodore Roosevelt, presidente dos EUA, Winston Churchill, primeiro-ministro do Reino Unido, e o líder coreano Chiang Kai-chek chegaram à conclusão de que a Coreia deveria ser uma nação independente. Dessa maneira, as forças soviéticas que ofereceram apoio para a Coreia contra o Japão, ocupando uma porção do Norte coreano.

Assim, no mesmo ano, a Coreia foi repartida e a outra metade da península. Após essa decisão, a parte Norte, também denominada de República Popular Democrática da Coreia do Norte ficou sob domínio dos soviéticos, a parte Sul, denominada de República da Coreia, ficou sob domínio dos americanos.   

A permanência de americanos e soviéticos na Coreia deveria ocorrer por determinado período determinado para que a Coreia conseguisse unificar as suas duas partes e obter independência.    

Os antecedentes da Guerra da Coreia: conflitos

Em 1950, a população estava cansada de aceitar o domínio estrangeiro e decidiu se posicionar contra os invasores. Assim, muitos protestos e confrontos armados tiveram início na península. 

A Guerra da Coreia foi um dos primeiros conflitos ocasionados, de maneira indireta, pela Guerra Fria e pelo embate entre Estados Unidos e União Soviética.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.