Guerra Sino-Japonesa: conflito entre China e Japão

A Guerra Sino-Japonesa: um resumo

A Guerra Sino-Japonesa foi um conflito de extrema importância envolvendo China e Japão. Isso porque, é por meio desse embate que o Japão se consolida como uma potência mundial.

Dessa forma, é essencial que você domine as consequências e as características dessa guerra, uma vez que elas podem ser cobradas pelas principais provas do país.

A Guerra Sino-Japonesa: Introdução

A Primeira Guerra Sino-Japonesa, conhecida também simplesmente como Guerra Sino-Japonesa, foi um conflito que se iniciou no ano de 1894. Os embates envolveram dois países, o Japão e a China, e só terminariam no ano seguinte, em 1895.

O principal motivo que teria causado a disputa seria o controle da Coréia.

A Guerra Sino-Japonesa: Antecedentes Históricos

No final do século XIX, o Japão passava por um acelerado período de desenvolvimento e de industrialização, durante a fase de sua história que ficaria conhecida como Era Meiji. Além disso, o aspecto imperialista do país também se consolidava a cada dia.

Porém, havia um problema: o país sofria com a falta de matéria-prima para as suas indústrias. Além disso, o Japão não possuía um forte mercado consumidor que estivesse consolidado e que pudesse comprar os produtos que seriam por ele exportados.

Assim, o Japão enxergou na conquista da Coréia uma saída para resolver o seu problema econômico. Todavia, a região já era dominada pela dinastia Qing, da China.

A Guerra Sino-Japonesa: Conflitos

O conflito se iniciou no dia 28 de março de 1894, quando um aliado do Japão, Kim Ok-Kyun foi assassinado em Xangai por aliados chineses.

O Japão considerou o fato uma ofensa gravíssima, uma vez que o corpo de Ok-Kyun ainda foi exibido em praça pública na Coreia. Logo depois, a China enviou 3 mil soldados para a Coreia, o que causa uma resposta do Império Japonês, que, por sua vez, envia mais de 8 mil homens muito bem treinados.

Dessa maneira, os japoneses vencem os conflitos e consolidam o seu domínio sobre a Coréia no ano de 1895, ocasionado também a morte de milhares de chineses.

A Guerra Sino-Japonesa: Desfecho

A Guerra Sino-Japonesa termina oficialmente com a assinatura do Tratado de Shimonoseki, no dia 17 de abril de 1895. Ficou acordado que a China deveria entregar a Coréia ao Japão e também a ilha de Taiwan.

A Coréia seria uma colônia japonesa por mais 70 anos e conquistaria sua independência somente 1945.

Com a vitória, o Japão demonstra aos ocidentais o seu poder e o seu potencial imperialista. É justamente a partir desse ano e dessa vitória que o país consolida o seu status como potência mundial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.