História Geral: Guerra Russo-Japonesa 

O tema vai cair na sua prova!

Guerra Russo-Japonesa: um resumo completo

O termo “Guerra Russo-Japonesa” é utilizado para definir, como o seu próprio nome indica, um conflito entre a Rússia e o Japão.

O assunto pode ser abordado por questões de história geral dentro das mais variadas provas do país, principalmente dentro dos vestibulares.

Dessa maneira, para que você consiga se preparar da melhor forma possível, o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo aquilo que você precisa saber sobre a Guerra Russo-Japonesa. Confira!

Guerra Russo-Japonesa: introdução

A Guerra Russo-Japonesa aconteceu entre os anos de 1904 e 1905, envolvendo a Rússia e o Japão. As duas nações disputavam o controle sobre a região da Manchúria, território que era localizado na atual China.

Guerra Russo-Japonesa: antecedentes históricos

As principais motivações que ocasionaram a Guerra Russo-Japonesa podem ser encontradas em diversos momentos do século XIX.

Na época, o Japão passou por um forte período de industrialização, modernização e, consequentemente, de crescimento. A fase ficou conhecida como “Era Meiji”, em uma homenagem ao nome do imperador do Japão na época.

Porém, ao mesmo tempo em que o país crescia economicamente, o Japão também desenvolvia um forte desejo de expansão sobre os territórios que estavam perto da nação. Dentre esses, podemos destacar a atual China, que seria alvo de ataques japoneses em 1894, como parte do conflito chamado de “Primeira Guerra Sino-Japonesa”.

Ao mesmo tempo, todavia, a Rússia também era uma nação com desejos imperialistas e, dessa forma, a expansão japonesa era uma ameaça para os interesses russos.

Guerra Russo-Japonesa: características

Nesse contexto, a Rússia precisava, ainda, garantir o acesso para o Oceano Pacífico, que poderia ser realizado por meio do domínio da Manchúria.

Os interesses dos dois países entraram, então, em conflito. Foi justamente por isso que, no ano de 1904, os japoneses atacaram uma frota russa que se encontrava em Port Arthur. A guerra teve início exatamente nesse momento e duraria cerca de 18 meses.

Guerra Russo-Japonesa: consequências

O Japão, que contava com um exército muito mais moderno e equipado, saiu vitorioso do conflito. Com isso, a situação dos russos, que já não era boa, piorou muito. Dentre as principais consequências para a Rússia, podemos citar o agravamento da crise econômica que existia no país.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.