História do Brasil no ENEM: o que mais cai
Confira!
História do Brasil no ENEM: tópicos mais cobrados
Os conteúdos cobrados na questões de história do Brasil dentro da prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) fazem parte do currículo previsto para os estudantes do ensino médio ao longo dos 3 anos desse período de estudos.
Porém, para conseguir responder as questões, os candidatos precisam possuir uma boa noção de cronologia da história do país e também dos principais eventos que marcaram a mesma.
Para que você possa se preparar da melhor forma para a prova do ENEM, o artigo de hoje separou uma breve lista com os tópicos mais abordados pelas questões de história do Brasil do ENEM.
Utilize essa lista para guiar e direcionar os seus estudos, principalmente dentro de períodos de revisão.
História do Brasil no ENEM: a lista
- Segundo Reinado;
- Era Vargas;
- República Velha;
- Proclamação da República;
- Ditadura Militar;
- Independência do Brasil;
- Administração colonial;
- Os movimentos sociais também devem ser estudados. Dentre os mais abordados pelas questões de história do Brasil da prova do ENEM, podemos destacar a Guerra dos Canudos.
- Memória e cultura do Brasil;
- A escravidão no Brasil Colônia;
- O governo de Juscelino Kubitschek;
- A ocupação do território brasileiro pelos portugueses e o período pré-colonial;
- As mudanças ocorridas com a ocupação holandesa no Nordeste;
- A produção açucareira durante o Brasil Colônia;
- O ciclo do ouro em Minas Gerais durante o século XVIII.
História do Brasil no ENEM: dicas finais
Agora que você já sabe quais são os principais tópicos abordados pelas questões de história do Brasil da prova do ENEM, você deve ter em mente também que, durante a prova, você precisará relacionar os seus conhecimentos sobre os fatos históricos da história do nosso país com charges e imagens, além de longos textos.
Lembre-se que algumas das dicas para a resolução das questões de história do Brasil do ENEM podem estar no próprio enunciado ou no próprio texto oferecido pela questão. Assim, é importante ler atentamente e fazendo anotações.