Brasil Colônia: tópicos importantes sobre o tema

Confira!

Brasil Colônia: tópicos importantes sobre o assunto

O período conhecido como “Brasil Colônia” começa no século XVI e termina somente no século XIX.

O assunto é abordado com uma enorme frequência por questões de história do Brasil, principalmente dentro dos vestibulares e da prova do ENEM.

Assim, para que você possa se preparar da melhor forma, o artigo de hoje separou um resumo com os principais tópicos sobre o tema. Confira!

O início do Brasil Colônia

O período conhecido como “Brasil Colônia” aconteceu oficialmente entre os anos de 1530 e 1822, ano em que o o país se tornou parte do Reino Unido de Portugal e Algarves.

No ano de 1532, Martín Afonso de Souza combateu os franceses e instalou uma espécie de colônia para povoar a região de São Vicente. Dois anos depois, em 1534, com a intenção de colonizar o Brasil, o sistema de capitanias hereditárias foi criado.

A criação do Governo-Geral

Devido às ameaças estrangeiras contra o território brasileiro, os portugueses passaram a organizar expedições para proteger a costa da colônia. Ainda, com o mesmo propósito e também com o objetivo de organizar melhor a administração da colônia, o Governo-Geral foi criado no ano de 1548.

O primeiro governador-geral da colônia foi Tomé de Souza. Ele foi o responsável por organizar a construção de engenhos de açúcar no Brasil, além de promover uma administração do sistema de plantation na colônia.

Os principais produtos

O principal produto exportado durante o período conhecido como “Brasil Colônia” foi o açúcar, exportado a partir da produção das regiões de Pernambuco e da Bahia. Com isso, esses dois estados se tornaram regiões centrais durante os séculos XVI e XVII, desempenhando uma enorme importância política e econômica para o Brasil.      

As bandeiras e os bandeirantes

O termo “bandeirantes” se refere às pessoas que, entres séculos XVI e XVIII, exploraram as regiões que ainda eram desconhecidas da colônia: esses foram denominados de bandeirantes.

Os bandeirantes foram os responsáveis por quebrar o Tratado de Tordesilhas, já que as expedições não respeitavam as fronteiras que haviam sido estabelecidas pelo tratado.

Ainda, é válido destacar que os bandeirantes foram também os responsáveis pela descoberta das jazidas de minérios.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.