Hábitos que atrapalham a memorização – Conheça quais são

Você sabia que existem hábitos que atrapalham a memorização e fazem com que todo o seu estudo possa estar sendo “em vão”? Pois é… Afinal, o nosso cérebro é orgânico e, por isso, precisamos criar uma atmosfera saudável para que ele desempenhe bem o seu papel de aprendizagem e execução de tarefas.

Mas, para isso, é necessário deixar de lado velhos hábitos prejudiciais à memorização. A seguir, discutimos sobre cada um deles.

Hábitos que atrapalham a memorização

Os hábitos que atrapalham a memorização fazem parte do dia a dia de muitas pessoas. De maneira silenciosa, vão minando a aprendizagem e a capacidade de memorização de muitos estudantes que, sem entender, não conseguem fixar o conteúdo na mente.

Por isso, veja quais são esses hábitos e comece hoje mesmo a “riscá-los” da sua rotina:

Dormir pouco ou de maneira irregular

A memorização está relacionada com o nosso sono. Se dormimos mal, a memória também sofre impactos. Mas, mesmo dormindo “bastante”, porém, de maneira irregular, a nossa mente também pode sofrer efeitos negativos.

Isso porque é durante o nosso sono que o cérebro reorganiza tudo o que aprendemos, vimos e ouvimos. É nesse instante que ele irá “varrer” as memórias desnecessárias e “guardar” as mais importantes, ou seja, as que merecem permanecer na memória de longo prazo.

Porém, se não dormimos o suficiente ou de maneira irregular, essa tarefa do cérebro ficará abalada. E isso, no médio prazo, pode acarretar sérias dificuldades de memorização.

Alimentar-se mal

A alimentação também é importante para o nosso cérebro. Por isso, alimentar-se mal é um dos hábitos que atrapalham a memorização de maneira silenciosa e, ao mesmo tempo, intensa.

Alimentos industrializados, açúcares e preparos com calorias pobres são prejudiciais à saúde como um todo, inclusive para a cerebral. Prefira, nesse caso, alimentos mais saudáveis, naturais, leves e foque naqueles que são fonte de ômega 3.

Sedentarismo

O sedentarismo deixa o nosso organismo mais lento e preguiçoso. Além disso, é durante as atividades físicas que sentimos mais bem-estar e prazer, sendo que essas sensações são importantíssimas na hora de manter a mente ativa e pronta para aprender.

Vale ressaltar ainda que o sedentarismo é uma das causas da morte de neurônios e, por isso, esse é mais um dos hábitos que atrapalham a memorização.

Estudar de maneira “errada”

Estudar apenas lendo, naquele momento em que se está cansado ou “sem vontade” é o mesmo que não estudar. Afinal, é preciso estudar da maneira certa para que a memorização aconteça.

Mas, qual seria a maneira certa? Veja algumas sugestões:

  • Estudar em um ambiente adequado.
  • Estudar uma matéria de cada vez.
  • Usar diversos estímulos na hora de estudar, como leitura, ouvir podcast, assistir aulas, etc.
  • Fazer anotações e mapas mentais para ajudar a absorver melhor o conhecimento.
  • Fazer pausas durante as atividades para a mente organizar os pensamentos e não se sobrecarregar.
  • Buscar fontes confiáveis que vão além dos conteúdos oferecidos pelo seu professor.
  • Entre outras ações que impulsionem o seu conhecimento.

Estresse e saúde mental abalada

Para finalizar a nossa lista de hábitos que atrapalham a memorização, é importante entender que o hábito de negligenciar a saúde mental também é prejudicial. Isso porque o estresse e a ansiedade, por exemplo, atrapalham o foco, o raciocínio e, consequentemente, a memorização.

Portanto, não negligencie a sua saúde mental. Pratique o autoconhecimento e, se possível, faça psicoterapia. Isso impulsionará ainda mais os seus resultados.

Bons estudos!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.