Guia Completo para se preparar para a ONDA DE CALOR mais INTENSA da história

Onda histórica de calor se instalou sobre boa parte do Brasil nesta semana. Veja um guia para evitar maiores problemas

Você gosta de calor? A resposta para esta pergunta costuma variar a depender de cada pessoa. Mas independente do seu gosto pessoal, o fato é que será preciso se preparar para a chegada de uma massa de ar quente nesta semana. De acordo com a agência MetSul, máximas acima dos 40ºC estão sendo esperadas em várias regiões.

Em alguns pontos específicos, a projeção é de que as temperaturas possam atingir a marca dos 45ºC. Vale frisar que estamos falando da temperatura oficial. É possível, portanto, que a sensação térmica ultrapasse a marca dos 50ºC em alguns estados. Neste sentido, é importante começar a se preparar para este evento, para mitigar os efeitos do alto calor.

Os estados mais afetados

Segundo a MetSul, mesmo que a onda de calor seja sentida em boa parte do país, algumas regiões deverão sofrer um pouco mais. são elas: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, interior de São Paulo, Goiás, Triângulo Mineiro e no Tocantins

“A temperatura deve superar os 40ºC em Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Tocantins, Goiás e Piauí. Não são afastadas marcas acima de 40ºC em pontos do Oeste da Bahia, Maranhão e do Sul do Pará. No Rio de Janeiro, estações oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia podem não registrar 40ºC, mas outras redes de estações podem apontar”, disse a MetSul.

Dicas para se proteger do calor

Abaixo, listamos uma série de dicas dadas por especialistas para pessoas que devem passar por altas temperaturas.

  • Beba água

Seja no calor ou no frio, o fato é que se hidratar segue sendo uma dica sempre muito importante. No calor, então, esta dica se torna ainda mais valiosa. Analistas dizem ainda que não importa se água estará gelada ou não. O importante é não esquecer de ingerir líquido com frequência.

Guia Completo para se preparar para a ONDA DE CALOR mais INTENSA da história
No calor intenso, beber água se torna ainda mais importante. Imagem: Tânia Rego/ Agência Brasil
  • Evitar contato direto com o sol

Durante este período de maior calor, é muito importante evitar o contato direto com os raios solares, sobretudo entre as 11h e as 16h do dia. O Brasil é um dos países que mais registram casos de câncer de pele, justamente por causa desta condição de ser um país com muito calor.

  • Use protetor

Para muitas pessoas, no entanto, a dica acima não é uma opção. Alguns cidadãos precisam trabalhar debaixo de sol o dia inteiro. Para estes casos, a dica é usar protetor solar, e sempre lembrar de renovar a aplicação durante o dia. Este uso continuado pode evitar uma série de problemas na pele.

  • Banho frio

Tomar um banho frio também pode ser uma dica importante para diminuir a sensação de calor intenso. Uma dica é usar um sabonete de hortelã-pimenta, que causa uma sensação de alívio. Mas note que é importante evitar o banho direto quando se chega da rua, para evitar o choque térmico.

  • Roupas claras

Parece apenas um detalhe, mas os especialistas garantem que faz muita diferença. Usar roupas brancas, ou com tonalidades mais claras pode ajudar a diminuir a sensação de calor sobretudo nos dias de intensas temperaturas que estão sendo aguardados.

  • Use panos frios

Outra dica importante dada pelos especialistas é usar panos frios ou mesmo sacos de gelo em seus pulsos ou no pescoço. São pontos de pulsação em que os vasos sanguíneos estão mais próximos da pele.

Até quando vai durar a onda de calor?

De acordo com a MetSul a duração desta onda de calor deverá variar a depender do estado ou mesmo da região. “O episódio de temperatura excessivamente alta já teve início e a tendência é que o Centro do Brasil siga com calor extremo até o final de setembro e o começo de outubro. O calor muito intenso vai ceder em algumas áreas já no começo da semana que vem, mas em outras deve persistir ao longo da próxima semana”, diz a MetSul.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.