Guerra entre Ucrânia e Rússia pode AUMENTAR valor do Auxílio Brasil

De acordo com informações de bastidores, Guerra da Ucrânia pode interferir diretamente nos valores do Auxílio Brasil

O Governo Federal está neste momento promovendo uma série de debates internos sobre o Auxílio Brasil. De acordo com informações de bastidores, há uma ala do poder executivo que trabalha para aumentar o valor do benefício por ao menos alguns meses. O motivo desse aumento seria a Guerra da Ucrânia.

Afinal, como um conflito que acontece do outro lado do Oceano pode impactar o valor de um benefício para pessoas vulneráveis no Brasil? De acordo com o Ministério da Cidadania, os dois assuntos estão completamente ligados e podem influenciar um ao outro, mesmo que de maneira indireta.

Na última semana, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou que o país dele não comprará mais petróleo dos russos. Logo depois dessa declaração, o preço do barril subiu vertiginosamente, o que provocou efeitos no Brasil. A Petrobras decidiu agir e logo aumentou os preços dos combustíveis no país.

Diante disso, o Governo Federal decidiu começar a discutir a retirada de alguns impostos desses combustíveis. Assim, o país poderia não ter um aumento, ou ao menos ter uma elevação menor dos preços do combustível neste momento. Entretanto, o Ministro da Economia, Paulo Guedes, não gosta dessa ideia.

Como resposta, o chefe da pasta econômica disse que uma opção para tentar passar por esse aumento de combustível, poderia ser aumentar um pouco mais o valor do Auxílio Brasil, mesmo que seja por um período curto de tempo. Então essa possível elevação do preço do benefício pode ser uma causa indireta dos efeitos da Guerra da Ucrânia.

Público menor

A avaliação dentro do Ministério da Economia é que o aumento do valor do Auxílio Brasil poderia causar menos danos aos cofres públicos do que uma retirada de impostos dos combustíveis no país neste momento.

Vale lembrar que o Auxílio Brasil atendeu neste último mês de fevereiro pouco mais de 18 milhões de pessoas. O número de cidadãos que precisam usar combustível em seus automóveis é mais alto do que isso.

Então, ao focar o benefício apenas nos usuários do Auxílio Brasil, o grupo de pessoas beneficiadas pelo Governo se torna menor. E isso significa necessariamente menos gastos públicos e menos pressão sobre o orçamento.

Auxílio Brasil volta nesta semana

O Governo Federal deverá retomar os pagamentos do Auxílio Brasil ainda nesta semana. De acordo com o calendário oficial de liberações, o próximo repasse deverá acontecer na sexta-feira (18) para as pessoas que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 1.

Os próximos grupos deverão receber o dinheiro desta rodada a partir das semanas seguintes. O Governo Federal ainda não divulgou o número de usuários deste mês de março. A expectativa é de que essa divulgação aconteça nesta quinta-feira (17).

O usuário pode consultar a situação de sua conta no programa através do app oficial do Auxílio Brasil que está disponível para download nas lojas de aplicativo do celular. Por lá, é possível saber se o cidadão está na folha de pagamento e quanto ele receberá.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.