Guedes quer usar dinheiro de privatizações para pagar novo Bolsa Família

O Ministro da Economia, Paulo Guedes, disse mais uma vez que o Governo pode usar dinheiro de privatizações para pagar o novo Bolsa Família. De acordo com ele, essa seria uma maneira mais segura para garantir uma transferência de renda para as pessoas que mais precisam.

O Ministro defende fazer uma utilização de pelo menos uma parte dos recursos de arrecadações dessas privatizações nesses programas. Além disso, ele quer usar também os dividendos das estatais para este mesmo fim. Ainda não se sabe se a ideia vai ter apoio dentro do Palácio do Planalto.

Esta não é a primeira vez que Paulo Guedes diz isso. Antes dos pagamentos do novo Auxílio Emergencial, ele disse que poderia acabar pagando esse benefício também com o dinheiro de privatizações. No entanto, não foi isso o que aconteceu.

De acordo com Guedes, a ideia é usar essa quantia das privatizações para criar uma espécie de Fundo de Erradicação da Pobreza. E segundo ele seria justamente desse fundo que ele acabaria tirando o dinheiro para pagar não só o Bolsa Família, mas outros projetos sociais do segundo semestre.

É que além desse novo programa, o Governo Federal também quer criar uma espécie de Bônus por Inclusão Participativa (BIP). Esse benefício novo deve pagar uma espécie de bolsa para jovens que estão sem estudar nem trabalhar neste momento. Eles ganhariam esse dinheiro para participar de campanhas de treinamentos em grande empresas.

Polêmica com privatizações

O tema das privatizações é muito polêmico. Então é muito provável que boa parte da oposição faça muito barulho contra essa ideia de Paulo Guedes, Muitos afirmam que o país não poderia vender as suas empresas públicas em troca do pagamento de alguns meses do Auxílio Emergencial.

Há quem diga também que o Governo estaria fazendo uma espécie de jogo com a população. É que se sabe que as privatizações não são muito populares no Brasil. Ao dizer que vai vender as empresas para pagar o benefício, então pode ser que eles conquistem uma parte das pessoas que estejam mais desesperadas pelo dinheiro.

No meio dessa confusão de narrativas, não se sabe ainda qual é o posicionamento do Presidente Jair Bolsonaro nisso tudo. De acordo com informações da imprensa, o chefe do executivo não quer se meter em temas polêmicos às vésperas das eleições presidenciais. No entanto, não dá para saber se ele vai realmente manter essa postura neste caso.

Novo Bolsa Família

O novo Bolsa Família é certamente um dos temas que mais vem dando dor de cabeça dentro do Palácio do Planalto agora. O Governo Federal definiu pouca coisa até este momento. O que se sabe, no entanto, é que o programa vai aumentar de tamanho em todos os sentidos.

O projeto vai passar a pagar parcelas mais robustas. De acordo com o Ministério da Cidadania, o programa paga hoje uma média de R$ 190. Segundo informações da imprensa, o Presidente Jair Bolsonaro quer subir esse patamar para a casa dos R$ 300.

Além disso, a quantidade de beneficiários também deve aumentar. Hoje, ainda de acordo com o Ministério da Cidadania, cerca de 14 milhões de pessoas recebem o benefício. A partir do novo programa, esse número poderia subir para algo em torno de 27 milhões de brasileiros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.