GRAVE: Beneficiários do INSS tomam novo SUSTO com GRANDE ALERTA de golpes; veja como se prevenir

Confira o que os estelionatários estão fazendo agora.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável por pagar benefícios como aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, entre outros. Contudo, infelizmente, há pessoas que se aproveitam da vulnerabilidade dos segurados do INSS para aplicar golpes.

Neste artigo, abordaremos os principais tipos de fraudes que estão acontecendo no momento e como se proteger.

Segurados do INSS precisam se precaver contra os golpes

Antes de mais nada, é importante que os segurados do INSS estejam atentos e tomem medidas preventivas para se protegerem contra golpes que visam prejudicá-los. Portanto, é preciso se inteirar do que está havendo para não ficar à mercê dos bandidos.

Conheça os golpes do momento:

Golpe do empréstimo consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito em que o pagamento das parcelas é descontado diretamente do benefício previdenciário. O golpe consiste em oferecer empréstimos com taxas de juros muito baixas ou acima do limite permitido por lei.

Além disso, os golpistas podem pedir que o segurado pague uma taxa antecipada para obter o valor. Nunca faça empréstimos com pessoas desconhecidas ou sem pesquisar a reputação da empresa.

Golpe do falso atendente do INSS

O golpista se passa por um atendente do INSS e pede informações pessoais do segurado, como CPF, nome completo, número do benefício, entre outros. Com essas informações, é possível fazer empréstimos em nome da vítima ou transferir o benefício para outra conta.

No entanto, é importante frisar que a Previdência Social nunca pede informações pessoais por telefone ou por e-mail. Caso receba uma ligação desse tipo, desligue imediatamente e denuncie o número para o INSS.

Golpe da falsa revisão do benefício

Os bandidos se passam por funcionários do INSS e oferecem uma falsa revisão do benefício. Eles pedem que o segurado pague uma taxa antecipada para que a revisão seja feita.

Em alguns casos, pedem que o segurado envie documentos por e-mail ou por WhatsApp. Porém, nunca envie documentos pessoais por meios eletrônicos ou pague taxas antecipadas para ter direito a algum benefício.

Todas as revisões de benefício devem ser feitas diretamente no INSS.

Veja também: URGENTE! Novo GOLPE no consignado do INSS deixa segurados ATERRORIZADOS

Golpe do falso atestado médico

Esse golpe consiste em falsificar um atestado médico para o segurado conseguir se afastar do trabalho e receber o auxílio-doença do INSS.

Os golpistas podem cobrar uma taxa para fornecer o atestado falso. Nunca compre atestados médicos falsos ou falsifique documentos.

Além de ser crime, a atitude pode levar a suspensão do benefício e satisfações a Justiça.

Como se proteger?

O presidente do INSS, Glauco Wamburg, diz que a autarquia não encaminha nenhuma mensagem pelo WhatsApp pedindo para confirmar dados.

O Instituto têm todos os dados dos segurados já registrados. Assim, a melhor forma de se proteger é ficar atento e não compartilhar informações pessoais com desconhecidos.

Ademais, confira algumas dicas:

  • Não faça empréstimos com pessoas desconhecidas ou sem pesquisar a reputação da empresa;
  • Desconfie de ofertas muito boas para ser verdade, como empréstimos com juros muito baixos;
  • Não forneça informações pessoais por telefone ou por e-mail;
  • Verifique se o atendente é realmente um funcionário do INSS antes de fornecer informações pessoais;
  • Nunca envie documentos pessoais por meios eletrônicos.

Como saber se a carta de concessão do INSS é verdadeira?

Para verificar se uma carta recebida do INSS é autêntica, o segurado pode seguir as seguintes orientações:

  • Verifique o remetente – A carta deve ter o nome e o endereço do INSS como remetente, geralmente identificado pelo brasão da República Federativa do Brasil, seguido do nome e endereço da agência do INSS responsável pelo seu benefício;
  • Verifique o teor da carta – O conteúdo da carta deve estar relacionado a questões previdenciárias, como atualização de dados cadastrais, convocação para perícia médica e, no caso específico do qual estamos falando, os detalhes da concessão de benefício;
  • Formatação e o layout – As cartas do INSS costumam ter uma formatação padronizada, com informações claras e objetivas, sem erros gramaticais ou ortográficos;
  • Confirme a autenticidade – Em caso de dúvida, o segurado pode confirmar a autenticidade da carta entrando em contato com a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135 ou comparecendo pessoalmente à agência do INSS responsável pelo seu benefício.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.