Literatura: as principais obras de José de Alencar

Conheça os principais livros de José de Alencar

José de Alencar viveu entre os anos de 1829 e 1977 e é considerado um dos principais escritores do Romantismo brasileiro

Os principais romances de José de Alencar são cobrados frequentemente por questões de literatura dentro das principais provas do país, como os vestibulares e a prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Ainda, alguns romances do autor também fazem parte da listas de leituras obrigatórias dos vestibulares brasileiros.

Dessa maneira, para que você consiga garantir um bom desempenho nas suas provas, o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo que você precisa saber sobre as principais obras de José de Alencar. Vamos conferir!

Cinco Minutos (1856)

Cinco Minutos é uma coletânea de contos publicada por José de Alencar em 1856. Os contos são narrados de forma poética e elegante, e mostram a habilidade de Alencar em construir personagens e situações que refletem a sociedade brasileira da época.

Ainda, precisamos ressaltar que Cinco Minutos é considerado um marco na literatura brasileira por ter sido um dos primeiros livros de contos escritos por um autor nacional.

O Guarani (1857)

O Guarani é um dos primeiros romances de José de Alencar e foi publicado no ano de 1857. O enredo da obra narra a história de amor desenvolvida entre a jovem Cecília e o índio Peri, que acontece no século XVII.

Cecília é filha de um português que vive no Brasil. Peri, por sua vez, é um guerreiro guarani que salva a jovem de um ataque. Na ocasião, os dois se apaixonam. Porém, o pai de Cecília não aceita o relacionamento da filha.

O Guarani é caracterizado pela descrição detalhada da natureza e da cultura guarani e pela abordagem de temas importantes para o século XIX como o choque cultural, a busca pela identidade nacional e a relação entre os indígenas e europeus.

O livro se destaca também porque apresenta um retrato crítico da sociedade colonial brasileira, mostrando a corrupção e a violência presentes naquele período histórico.

Iracema (1865)

Iracema é considerada uma das obras mais importantes de Alencar e já fez parte de diversas listas de leituras obrigatórias dos vestibulares.

O enredo retrata o amor entre o colonizador português Martim e a indígena Iracema, que acontece no século XVI. Temas extremamente importantes são retratados nesse livro, que se destaca pela descrição detalhada da natureza e da cultura indígena e pelo uso de uma linguagem poética e lírica, típica do Romantismo, por parte de Alencar.

A obra aborda temas extremamente importantes, com um destaque para o processo de colonização, o choque cultural e a busca por uma identidade genuinamente brasileira. Ainda, o romance é considerado uma dos textos literários mais importantes da literatura brasileira enquanto parte fundamental da construção da identidade nacional.

Precisamos destacar que José de Alencar apresenta uma visão romantizada sobre a relação entre os colonizadores europeus e os povos indígenas, típica do Romantismo brasileiro.

Senhora (1875)

O romance Senhora foi publicado no ano de 1875 e é um dos livros mais conhecidos de José de Alencar.

A obra retrata o momento em que a protagonista Aurélia Camargo se torna herdeira de uma fortuna e decide se vingar de  Fernando Seixas, seu antigo amor que a recusou por dinheiro. Ao longo da trama, Aurélia se envolve em diversos conflitos e intrigas para proteger sua fortuna e sua reputação, enquanto Fernando busca se reaproximar dela.

José de Alencar aborda temas extremamente importantes nesse romance, com um destaque para a luta de classes na sociedade brasileira do século XIX. Além disso, podemos dizer que a obra possui diversas das principais características da produção literária de Alencar, como o uso de linguagem poética e elegante para realizar descrições e, ao mesmo, realizar uma verdadeira crítica às desigualdades sociais da época de Alencar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.