Criminosos se passam por funcionários do INSS para dar golpes

GRANDE ALERTA para os beneficiários do INSS

Segundo informações oficiais, golpistas estariam se passando por funcionários para conseguir dados de aposentados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vem alertando nesta semana para um novo golpe na praça. Segundo a autarquia, criminosos estão se passando por servidores do Instituto para conseguir dados de aposentados e pensionistas. Há relatos de fraudes deste tipo acontecendo em várias partes do país nas últimas semanas.

Segundo o INSS, os criminosos estão entrando em contato com os segurados através de meios como telefone, e-mail ou até por aplicativos de mensagens, como o WhatsApp. Além de se passar por atendentes da autarquia, eles também podem se identificar como funcionários de bancos. EM alguns casos, eles estão entrando pessoalmente nas casas das pessoas.

Nos relatos, as vítimas afirmam que os falsos representantes do INSS pedem uma série de dados como números de cartão de crédito, RG, CPF e até mesmo senha de contas. Como alguns cidadãos acreditam que eles realmente são funcionários do Instituto, acabam entregando estas informações imediatamente.

Visitas de criminosos

Um dos casos de golpe aconteceu na cidade de Codó, no Maranhão. Seu Lionete, um idoso de 83 anos acabou sendo uma das vítimas da fraude. Neste caso, os golpistas foram até a casa dele se apresentando como membros do Governo Federal. Eles conseguiram entrar na casa e roubaram pertences da vítima.

“Ele (um dos criminosos) estava se passando por uma pessoa do governo, dizendo que mudou de presidente e tinha uma mudança de cadastro que eles estavam fazendo com as pessoas idosas aposentadas. Meu pai foi e pegou a identidade, quando meu pai pegou a identidade para entregar pra ele, ele pediu para o meu pai ir na outra sala pra tirar uma foto, aí meu pai foi”, disse a Elionete Ribeiro, filha da vítima em entrevista ao portal de notícias G1.

“Quando meu pai vem com ele, já o outro ladrão vinha saindo de dentro do quarto com a sacola do meu pai com todos os documentos, cartão, senha, todos os pertences dele de documentação estavam nessa sacola”, completou ela.

O idoso relatou que fez um Boletim de Ocorrência (BO) logo depois do ocorrido. De todo modo, já era tarde demais. Ele relatou que dias depois, os bandidos já tinham realizado saques e até um empréstimo com os dados furtados de sua casa.

Elucidação do caso

Mais de 10 dias depois do registro do BO, o delegado Rômulo Vasconcelos disse em entrevista que ainda está tentando resolver o caso.

“Agora a gente está tentando identificar a identidade física, saber quem são essas pessoas que estão fazendo esse tipo de saque de forma fraudulenta”, destacou o delegado.

“Chegar um estranho em sua casa, em sua residência pedindo sua documentação, levar seus documentos pra casa, isso não pode acontecer”, disse o coordenador dos programas sociais de Codó, Diego Pitombeira. Ele destacou que está recebendo denúncias parecidas sobre o tema nas últimas semanas.

Dicas do Serasa para evitar golpes

Segundo o Serasa, uma dica importante para evitar golpes é manter sempre os seus dados atualizados no sistema do Meu INSS. Este procedimento pode ser feito normalmente na plataforma gov.br. Além disso, é possível realizar a atualização também através do telefone 135.

Outra dica importante é não atender solicitações de dados por e-mail, ou mesmo por mensagens e ligações por telefone. O INSS lembra que não solicita a entrega de senhas de contas em nenhuma hipótese, nem de maneira remota, e nem presencialmente.

Caso receba uma mensagem do INSS, verifique o remetente. O número oficialmente usado pela autarquia é o 280-41. Caso ainda tenha dúvidas sobre a veracidade da mensagem, não hesite em entrar em contato com o Instituto através dos canais oficiais de atendimento da autarquia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.