Governo prometeu que pagaria Auxílio Emergencial para mais pessoas

O Governo Federal está pagando o Auxílio Emergencial para cerca de 39 milhões de pessoas. Isso é portanto menos do que o próprio Palácio Planalto prometeu que faria há alguns meses. No entanto, o Ministério da Economia afirma que essa situação pode mudar.

De acordo com as informações da Medida Provisória (MP) do Auxílio Emergencial, o Governo Federal tem em caixa R$ 44 bilhões para usar nos pagamentos do programa. Isso é portanto bem menos do que o mesmo Planalto tinha para usar durante os pagamentos de 2020.

Diante desta informação, o Ministério da Economia vinha afirmando que teria que diminuir a quantidade de pessoas que iriam receber o benefício. No ano passado, o Governo pagou o programa para cerca de 70 milhões de brasileiros até o último mês de dezembro.

Não há dúvidas de que a quantidade de pessoas que recebe o benefício caiu. No entanto, o próprio Ministério da Economia estava projetando uma queda menor. Em entrevistas, membros do Planalto afirmavam que, na pior das hipóteses, o Auxílio iria chegar na casa de cerca de 44 milhões de brasileiros.

Em alguns casos, esses membros estavam dizendo publicamente que dava para esticar o programa e pagar o benefício para 50 milhões de cidadãos. No entanto, essas projeções se mostraram erradas e, pelo menos até agora, não há previsão para que esse número suba para este patamar.

Projeção para o Auxílio

Quando o Governo enviou o projeto de PEC Emergencial para o Congresso, eles afirmaram que cerca de 45,6 milhões de pessoas iriam receber o dinheiro do programa. Para isso acontecer de fato, eles teriam que acrescentar mais de seis milhões de brasileiros.

Em entrevista ainda no início de março, membros do Ministério da Economia disseram que o Auxílio entraria na casa de, no mínimo, 40 milhões e, no máximo, de 46 milhões de pessoas. Os números reais mostram que o Governo está pagando o benefício para cerca de 39 milhões.

O fato é que esses números estão surpreendendo até mesmo o Ministério da Economia. Internamente, membros do Palácio do Planalto acreditam que dá para subir a quantidade de pessoas que devem receber o Auxílio. Só não dá para saber quando isso deve acontecer de verdade.

O que diz o Governo

Em entrevista recente, o Ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que há a possibilidade de aumentar a quantidade de parcelas do Auxílio. De acordo com informações do Ministério da Cidadania, que responde pelo Auxílio, o programa tem oficialmente quatro ciclos.

Como o Governo Federal fez o pagamento do primeiro desses ciclos, então faltariam mais três. Por essa conta, tudo terminaria no próximo mês de julho. De acordo com Guedes dá para aumentar essas parcelas. Parte dos Parlamentares querem que isso aconteça até o próximo mês de novembro.

Ainda não há uma confirmação oficial para isso. Nãos se sabe, por exemplo, se o Governo vai mesmo colocar mais gente no Auxílio. Agentes do Dataprev, que é o órgão que faz a análise dos dados, afirmam que estão analisando todos os dados para colocar mais pessoas no programa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.