Imposto: descubra o quanto o governo já arrecadou neste ano

Você se pergunta qual o valor de imposto pago até agora pelos brasileiros? Saiba que o valor é significativo e pode impressionar os mais desavisados. Veja abaixo o que foi revelado quanto aos valores já pagos até agora.

Curioso pelo valor? Saiba que os brasileiros já pagaram pelo menos 1 trilhão; Às 7h53 desta quarta-feira (19) o registro estava em R$1.000.666.631.267.45. Os dados são do Impostômetro, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

Um número com 15 dígitos e na casa do trilhão. Se perguntando qual a grandeza disso? Saiba que o valor ultrapassou o milhão, bilhão e alcançou o trilhão.

E como não bastasse, esse valor de imposto só foi alcançado em 27 de junho no ano passado. Ou seja, mais de um mês de diferença entre os anos.

Entenda o valor do imposto

O total é a soma de impostos já pagos para a União, estados e municípios na forma de impostos, taxas, multas e contribuições.

“O índice, portanto, já aponta que os contribuintes brasileiros devem pagar mais dinheiro para os cofres públicos neste ano do que pagaram em 2020 e, até mesmo, em 2019, época sem pandemia”, diz a ACSP em nota, ao G1.

“Várias prestações de serviços e o comércio estão sendo muito afetados na pandemia, mas atividades que geram muitos impostos cresceram bastante também”, continua na nota, Marcel Solimeo, economista-chefe da entidade.

Ele também comentou sobre o afeito dos impostos nos alimentos. “Alguns exemplos são as exportações, que estão em alta, e o montante das vendas em supermercados que, além de estar muito elevado, ainda proporciona maior arrecadação por conta dos preços dos produtos que vêm subindo”.

O Impostômetro

É possível acompanhar os valores do impostômetro pelo site https://impostometro.com.br/.

Com o dinheiro total desta tarde, poderia se comprar mais de 2,3 bilhões de cestas básicas ou então 38,5 milhões de unidades do carro Chery New QQ 1.0.

Além de outras comparações que podem ser conferidas no próprio site, embaixo dos valores dos impostos. Os itens aparecem na tela automaticamente.

O impostômetro foi criado em 2005 e de lá para cá oferece uma estimativa do valor total de impostos, taxas, contribuições e multas que a população brasileira paga para a União, os estados e os municípios.

O site foi criado em parceria com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) e por meio dele também é possível consultar os valores dos impostos por estados municípios.

Veja aqui o calendário do auxílio emergencial.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.