Governo prepara MP para pagamento do novo auxílio em 2022. Entenda

De acordo com o presidente Jair Bolsonaro, nova MP deverá garantir auxílio para estados atingidos pelas fortes chuvas nas últimas semanas

O Governo Federal está neste momento preparando uma Medida Provisória (MP) para a liberação de um novo auxílio para a população. Desta vez, no entanto, a ideia é que essa ajuda não vá para todo o país, mas apenas para as pessoas que moram nas regiões sul da Bahia e norte de Minas Gerais.

Essas são áreas que estão sofrendo com as fortes chuvas que estão caindo na região já há algumas semanas. De acordo com os números oficiais, a situação já deixou mais de 30 mil pessoas sem ter nenhum lugar para morar. Além disso, o número de mortes já passa das duas dezenas.

Quem confirmou a liberação desse novo auxílio foi o próprio presidente Jair Bolsonaro. Em entrevista nesta segunda-feira (27), ele disse que está acompanhando a situação e que deve assinar essa Medida Provisória já na próxima semana. Ele adiantou que esse documento vai liberar cerca de R$ 200 milhões.

“Devemos agora, no início do ano que vem, assinar uma medida provisória com crédito suplementar de 200 milhões de reais para atender o pessoal. Vamos fazer tudo o que for possível por nossos irmãos na Bahia”, disse o presidente durante essa declaração dada ainda na segunda-feira (27).

“Isso começou no final de novembro, se agravou antes do Natal e agora depois do Natal teve uma nova agravada. Várias instituições nossas lá, vários ministérios trabalhando. Minimizar o sofrimento. A Caixa Econômica já vem liberando o Fundo de Garantia do pessoal”, completou ele no mesmo momento.

Vai ser uma ajuda em dinheiro?

Apesar de dizer que vai assinar essa MP que libera R$ 200 milhões para um auxílio, Bolsonaro não explicou direito o que isso vai representar. Não se sabe se ele vai pagar uma espécie de benefício em dinheiro para essas pessoas.

Há uma chance de esse auxílio vir de outras formas, como entrega de cestas básicas, por exemplo. Pode ser ainda que ele esteja falando de uma ajuda aos cofres públicos do estado da Bahia. É preciso esperar. Na próxima semana, ele deverá trazer mais novidades sobre o assunto.

Quando começa?

Como não se sabe qual o tipo de auxílio que vai ser pago, também não dá para saber ainda quando ele vai começar. Vale lembrar que neste momento as pessoas que estão vivendo nos municípios afetados pelas chuvas podem solicitar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Ainda de acordo com o Governo Federal, quem mora nessas áreas está tendo a chance de receber também o vale-gás nacional. Os pagamentos desse benefício, aliás, começaram ainda nesta segunda-feira. Para saber se vai receber, basta acessar o app do Caixa Tem ou do Auxílio Brasil.

Quem não é da região vai poder pegar auxílio?

Muito provavelmente, quem não é das regiões atingidas não vai poder pegar esse auxílio que será liberado pelo presidente. No entanto, usuários de outros estados possuem outras opções de benefícios sociais.

De acordo com o Ministério da Cidadania, cerca de 2 milhões de brasileiros serão inseridos no Auxílio Brasil ainda este ano. Além disso, a pasta está prometendo inserir cerca de 5,5 milhões no vale-gás nacional, que começa a ser pago pelo público em geral a partir de janeiro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.