Governo define data para último repasse do Pix Caminhoneiro

Em dezembro, programas como o Pix Caminhoneiro e o Auxílio-taxista fazem os seus últimos pagamentos. Confira as datas

O Ministério do Trabalho e da Previdência Social confirmou nesta segunda-feira (5), que os pagamentos do Pix Caminhoneiro e do auxílio-taxista devem acontecer no próximo sábado (10). A ideia é que todos os usuários recebam o valor de R$ 1 mil pela última vez, já que não há previsão de continuidade das liberações dos benefícios no próximo ano.

O Pix caminhoneiro é um programa social destinado aos transportadores autônomos que tenham conta ativa no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTR-C), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A situação cadastral precisava estar ativa até 31 de maio de 2022.

Quem tinha este cadastro, mas não registrou nenhum tipo de transporte de carga este ano, teve algumas oportunidades de realizar o processo de autodeclaração este ano. O prazo para o procedimento já chegou ao fim. Nesta semana, a Dataprev está analisando os últimos dados para definir os nomes que receberão o saldo no sábado.

O auxílio-taxista tem como objetivo atender os motoristas de táxi que estavam passando por dificuldades em um contexto de aumento no preço do combustível. Podem receber este saldo, as pessoas que tiveram os seus dados enviados pelas suas prefeituras para o sistema do Ministério do Trabalho e da Previdência dentro do prazo estabelecido.

Assim como o Pix Caminhoneiro, o auxílio-taxista também faz liberações de R$ 1 mil mensal por família. Em ambos os casos, os depósitos aconteceram desde o mês de agosto, embora todos eles tenham recebido o valor retroativo referente ao mês de julho. Estima-se que cerca de 680 mil brasileiros estejam dentro de ao menos um destes projetos.

A movimentação

Desde o início das liberações, o governo anunciou que o último pagamento dos dois benefícios aconteceria no dia 10 de dezembro. Como este dia cai em um sábado, parte dos usuários ficaram em dúvida em relação ao adiamento ou até mesmo antecipação da data.

Não aconteceu. Nesta segunda, o Ministério do Trabalho e da Previdência confirmou que a movimentação poderá ser feita mesmo no final de semana. Assim como aconteceu nos meses anteriores, o saldo será depositado na conta poupança social digital.

Para movimentar a quantia, basta usar o app do Caixa Tem. Através do aplicativo, é possível pagar contas, transferir saldos para outros bancos e até mesmo gerar um código para saque em caixas eletrônicos, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.

Os usuários têm um prazo de 90 dias, ou seja, três meses para movimentar o dinheiro do Pix Caminhoneiro e do auxílio-taxista. Caso o indivíduo não realize nenhum tipo de movimentação dentro deste período, o saldo voltará para o governo.

Calendário dos auxílios

Além do Pix Caminhoneiro e do auxílio-taxista, o governo deverá contar também com pagamentos de programas como Auxílio Brasil e vale-gás nacional. Veja o calendário detalhado que pode ser usado para os dois:

12 de dezembro: Usuários com NIS final 1
13 de dezembro: Usuários com NIS final 2
14 de dezembro: Usuários com NIS final 3
15 de dezembro: Usuários com NIS final 4
16 de dezembro: Usuários com NIS final 5
19 de dezembro: Usuários com NIS final 6
20 de dezembro: Usuários com NIS final 7
21 de dezembro: Usuários com NIS final 8
22 de dezembro: Usuários com NIS final 9
23 de dezembro: Usuários com NIS final 0

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.