Gorilas testam positivo para Covid-19 em zoológico nos EUA

Ao menos dois gorilas testaram positivo para Covid-19 no zoológico de San Diego, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos. O diagnóstico foi confirmado em teste após os gorilas apresentaram sintomas da doença. Tudo indica que essa seja a primeira transmissão do novo coronavírus já registrada entre primatas.

Após os sintomas de Covid-19 começarem a aparecer nos dois gorilas no dia 06 de janeiro, as fezes dos primatas foram recolhidas para testes no Laboratório Nacional de Serviços Veterinários do Departamento de Agricultura dos EUA. Em atualização online sobre a situação da pandemia do estado da Califórnia, o governador Gavin Newson falou sobre o caso.

“Dois gorilas em cativeiro no zoológico de San Diego tiveram resultado positivo para Covid-19 após adoecer, e um terceiro gorila também parece ser sintomático”, disse o governador.

Em comunicado, o zoológico informa que a transmissão do coronavírus aos gorilas pode ter ocorrido por um membro assintomático da equipe de cuidadores dos primatas, apesar do zoológico adotar todos os protocolos de segurança, inclusive o uso de máscaras, para minimizar os riscos entre seus funcionários e animais.

“Há quase um ano os membros da nossa equipe têm trabalhado incansavelmente, com a máxima determinação para proteger uns aos outros e a vida selvagem sob nossos cuidados deste vírus altamente contagioso”, afirmou Lisa Peterson, diretora executiva do zoológico.

Outros seis gorilas que vivem junto no mesmo espaço também podem estar com Covid-19 e novos testes serão realizados em todo o bando para verificar se o vírus infectou mais primatas. Não é a primeira vez que animais em zoológicos são infectados pelo novo coronavírus nos Estados Unidos. Em abril de 2020, foram registrados casos de infecção em cinco tigres e três leões do zoológico de Nova York.

Gorilas em quarentena por Covid-19

O zoológico disse que os oito gorilas foram colocados em quarentena e estão sendo monitorados de perto. Ainda não se sabe se o coronavírus é capaz de prejudicar a saúde de primatas como faz com os humanos, que compartilham 98% do DNA com gorilas.

Até o momento, os gorilas estão se alimentando bem e recebendo tratamento a base de líquidos e vitaminas, sem nenhum medicamente específico para combater o vírus. A expectativa é pela recuperação dos primatas.

“Além de algum congestionamento e tosse, os gorilas estão bem. Temos esperança de uma recuperação total”, disse Peterson.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.