Golpe de phishing: 150 milhões de brasileiros caíram em 2021

Você já ouviu falar do golpe de phishing? Provavelmente sim, apesar do nome não ser muito conhecido. Estimativas recentes da PSafe dão conta que pelo menos 150 milhões de brasileiros já caíram neste tipo de golpe. Entenda mais sobre como atuam os criminosos abaixo e veja como se proteger.

Algumas atitudes podem te ajudar a fugir deste tipo de golpe e não fazer parte desta estatística.

O que é o golpe do phishing?

O golpe do phising basicamente são links maliciosos que servem para roubar os dados das vítimas. Em poucos minutos, os criminosos podem ter acesso a uma série de informações que no fim podem gerar prejuízos financeiros.

“As formas mais comuns de disseminação são SMS, e-mail, aplicativos de mensagens, falsas solicitações de atualizações ou falsas páginas de redes sociais. Basta que a vítima clique em um link malicioso ou insira seus dados em uma página falsa para que tenha seus dados comprometidos”, destaca Marco DeMello, CEO da PSafe.

É importante lembrar que pode até ser que o link seja convincente, mas muitos criminosos são justamente especializados neste tipo de crime, então é preciso desconfiar.

Além disso, não raro os criminosos podem te encaminhar para preencher formulário para ganhar um suposto brinde ou então serviço. A suposta vantagem pode causar a vontade que você clique no link imediatamente, mas é justamente isso que faria te cair no golpe.

É comum que supostos presentes também sejam anunciados nas redes sociais. Veja abaixo o que fazer para ficar mais seguro e fugir deste tipo de golpe.

Como se proteger?

Veja algumas recomendações de analistas do dfndr lab, laboratório especializado em cibersegurança da PSafe:

  • Especialistas apontam que é necessário que você tenha um antivírus no seu computador. (Hoje há diversas opções no mercado, com diferente preços. O custo benefício de alguns podem chamar atenção, já que é possível pagar a assinatura por menos de R$ 100 anuais. Pesquise antes de escolher o seu.)
  • Duvidar de informações da internet sobre supostos brindes. Importante lembrar que é possível que pessoas comentem na publicação que é verdade, pois podem, inclusive, fazer parte do esquema. Desconfie!
  • Não informe seus dados em caso de links de procedência duvidosa
  • Não clicar em links desconhecidos, mesmo que enviados por amigos e parentes, já que estas pessoas podem também estar com o computador com vírus
  • Confirmar se os sites das marcas são verdadeiros, uma opção para checagem é o site  dfndr lab –  https://www.psafe.com/dfndr-lab/pt-br/

Anotou? Comece hoje mesmo a adotar estes comportamentos e fuja do golpe do phishing na internet.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.