Como fazer o agendamento online identidade e renovar sua carteira

Se você precisa de um novo documento, precisa se inteirar dos detalhes

Se você precisa tirar um novo documento, a matéria dessa sexta-feira (10) do Notícias Concursos vem informar que o agendamento agora é feito de forma online. O atendimento precisa ser marcado em um site, dependendo da sua cidade e estado. Esse processo de agendamento online identidade ajuda a administrar o volume de pessoas nos estabelecimentos emissores.

A carteira de identidade é o principal documento do brasileiro. Através dela é possível identificar a pessoa com seus dados pessoais, fotos e impressões digitais. Ademais, também conhecido como RG (Registro Geral), esse documento faz as vezes de passaporte dentro dos países integrantes do Mercosul. Assim, o agendamento online identidade é essencial para quem ainda não tem ou precisa tirar uma segunda-via.

Assim, leia mais: Reajuste nos pagamentos: confira qual é a parcela máxima do seguro-desemprego 2022

Como fazer o agendamento online identidade e renovar sua carteira
Como fazer o agendamento online identidade e renovar sua carteira – Governo Federal

Documentos necessários para fazer o RG

Quem emite esse documento são os Estados e são eles que estabelecem o órgão que será responsável pela produção do documento. O mais tradicional de todos é a Secretaria de Segurança Pública (SSP), mas em alguns locais, isso é de responsabilidade da Polícia Civil.

Outro órgão que também tem permissão é o Detran, que é o Departamento Estadual de Trânsito. Então, sendo um ou outro, a maioria desses estabelecimentos tem o formato de agendamento online.

É importante destacar que o procedimento via Internet é apenas o primeiro passo para emissão do documento. Não é possível fazer o processo todo dessa forma, pois apenas a marcação acontece de maneira a organizar o dia a dia dos órgãos emissores.

Os valores e prazos para entrega do documento vão depender de cada Estado. Mas, algo que permanece imutável é estar munido de certidão de casamento ou de nascimento e foto 3×4. A primeira via do documento é gratuita.

Dessa forma, confira: Se eu pedir demissão tenho direito ao FGTS? Saiba os seus direitos nessa situação

Agendamento online identidade

Para realizar o agendamento da retirada do documento, é necessário entrar no site do órgão responsável pelo seu Estado. Confira abaixo algumas das competências:

  • Rio de Janeiro – Detran;
  • São Paulo – Poupatempo;
  • Minas Gerais – Instituto de Identificação da Polícia Civil.

Esses são apenas alguns exemplos dos locais de emissão do documento. Portanto, consulte no site oficial do seu Estado qual órgão realiza a emissão do RG. Busque saber com antecedência os valores e documentos necessários para não ser pego de surpresa ao fazer o agendamento online identidade, se preparando para a emissão do seu RG.

Então, confira mais: O que é e como funciona o empregador web? Confira os detalhes

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.