Geopolítica no ENEM: tópicos mais cobrados

Geopolítica no ENEM: saiba o que vai cair!

Quem nunca ouviu falar do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM? Milhões de estudantes do Brasil inteiro participam dessa prova, buscando alcançar as mais diversas metas.

As universidades públicas e gratuitas costumam ser a principal meta daqueles que vão prestar a prova. Porém, os estudantes podem também buscar uma bolsa no PROUNI, o Programa Universidade Para Todos ou, quem sabe, conseguir um financiamento estudantil através do FIES.

Assim, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe algumas dicas de tópicos mais cobrados dentro da geopolítica, um dos assuntos mais abordados por questões de humanas da prova do ENEM.

Geopolítica no ENEM: Importância

A Geopolítica é um tópico extremamente abordado pelas provas do ENEM desde a sua primeira edição. Mas você sabe o que esse termo significa?

A Geopolítica é uma área de estudos muito ampla e que, por englobar fenômenos históricos e políticos, se atualiza constantemente.  O principal objetivo de uma questão de geopolítica na prova do ENEM é verificar se o aluno possui a competência necessária para  analisar disputas e conflitos ideológicos e territoriais que ocorrem em escala mundial.

Ainda, é válido destacar que, em alguns casos, essa área do conhecimento pode aparecer em questões que englobam também assuntos da atualidade.

Vamos, a seguir, descobrir quais são os tópicos de geopolítica mais cobrados na prova do ENEM.

Geopolítica no ENEM: tópicos que mais aparecem

Em relação ao Brasil, existem alguns tópicos de geopolítica que são muito cobrados na prova do ENEM. São eles: a reforma agrária e suas consequências, a potencialidade dos recursos agrícolas brasileiros, a demografia, o crescimento urbano, a industrialização, a vigilância e proteção das fronteiras do país, a importância e a atuação da Petrobras, os conflitos que envolvem latifundiários e indígenas e o Mercosul.

No âmbito internacional, por sua vez, é muito importante que você dê atenção ao tema da globalização, dos blocos econômicos, da Segunda Guerra Mundial, da Guerra Fria e da queda da União Soviética.

Ainda, é válido destacar que as guerras fazem parte também dos assuntos mais cobrados dentro da geopolítica. As mais cobradas são: Guerra da Coreia, Guerra do Vietnã, Guerra do Golfo e Guerra do Iraque. Não se esqueça de revisar também as características dos conflitos no Oriente Médio e a Questão Palestina.

Geopolítica no ENEM: Dica Geral

Geopolítica é um assunto muito dinâmico. Dessa maneira, não é de se surpreender que os tópicos que mais cobrados dentro desse assunto se alterem com frequência. Assim, para evitar surpresas, uma boa estratégia é se programar e separar uma parte significativa dos seus estudos para a geopolítica. Além disso, recomenda-se que você procure se manter cada vez mais atualizado e que você pesquise informações em fontes confiáveis para formar suas opiniões.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.