A Guerra da Coreia: divisão da península coreana

A Guerra da Coreia: vai cair na sua prova

A Guerra da Coreia foi um conflito que ocorreu durante a Guerra Fria, envolvendo as duas partes da Península Coreana.

O assunto é muito explorado por questões de história e de geografia, principalmente relacionado aos embates entre as ideologias capitalista e socialista. Dessa forma, é muito provável que você vá encontrar uma pergunta sobre esse assunto na sua prova, principalmente em seus vestibulares.

A Guerra da Coreia: Introdução

O termo Guerra da Coréia se refere à série de embates que ocorreu na Península Coreana entre os anos de 1950 e 1953, durante a Guerra Fria. O principal resultado do conflito foi a divisão da Península em duas partes: a Coréia do Norte e a Coréia do Sul.

É válido destacar que a data de 1953 não simboliza, na verdade, o fim da Guerra, mas sim o armistício que foi assinado no dia 27 de julho. Assim, podemos afirmar que, tecnicamente, a Guerra entre as duas Coreias ainda não teria terminado.

A Guerra da Coreia: Contexto Histórico

Durante a Segunda Guerra Mundial, o Japão havia invadido a Coreia como parte de sua política imperialista e expansionista. Porém, com o fim da Guerra e a consequente derrota do Eixo, do qual o Japão fazia parte, a Península da Coreia seria divida entre as principais potências da época: a URSS e os Estados Unidos.

Vale lembrar que apesar de nunca ter existido um conflito direto entre a União Soviética e os Estados Unidos, os dois países interferiam em diversas nações, dividindo os seus territórios conforme os próprios interesses: é o caso da Coreia e, posteriormente do Vietnã.

Os coreanos que viviam na região norte da Coreia se inspiravam na revolução organizada por Mao Tsé-Tung na China, no ano de 1949. Com o objetivo de seguir a mesma ideologia e instaurá-la em toda a península, os norte-coreanos atacaram a região sul da península de surpresa, no ano de 1950.

Assim, o Conselho de Segurança da ONU permitiu o envio de forças armadas dos Estados Unidos para a região, com o objetivo de frear a invasão. Como resposta, a China e a União Soviética decidiram apoiar o norte do país, enviando diversas tropas. A presença das duas tropas na fronteira entre as regiões provocaria uma série de diversos embates extremamente violentos.

A Guerra da Coreia: Consequências

A Guerra da Coreia foi um dos primeiros conflitos ocasionados, de maneira indireta, pela Guerra Fria e pelo conflito entre a ideologia capitalista e a ideologia socialista.

Ainda, os embates entre as tropas do sul e do norte provocaram a morte de mais de 2 milhões de pessoas, incluindo civis. O fim da guerra nunca foi oficialmente decretado, uma vez que um tratado de paz nunca foi assinado. Porém, no ano de 1953, as duas Coreias decidiram assinar um armistício, colocando fim aos embates.

Dessa maneira, ficou decidido que as fronteiras seriam novamente restauradas para o que eram no fim da Segunda Guerra Mundial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.