A Segunda Guerra do Golfo: um resumo

A Segunda Guerra do Golfo: tudo aquilo que você precisa saber

A Segunda Guerra do Golfo é um acontecimento extremamente recente que fez parte da chamada Guerra ao Terror, doutrina política iniciada pelo presidente dos Estados Unidos George W. Bush. 

O evento aparece com grande frequência nas principais provas de Atualidades do Brasil, com destaque para aquela do ENEM.

Dessa maneira, é essencial que você domine os principais tópicos dentro desse assunto para garantir um bom desempenho em suas provas.

A Segunda Guerra do Golfo: Introdução

A primeira Guerra do Golfo aconteceu no período de 1990 a 1991. O conflito, que objetivada retirar o Kuwait da dominação iraquiana, terminou com uma grande destruição nos territórios que pertencem ao Iraque.

Os Estados Unidos haviam iniciado essa guerra e alegaram, na época, que estavam interessados no bem estar da população do Kuwait. Porém, muitos especialistas políticos apontam que o real interesse era aquele econômico, devido ao fato de a região ser rica em petróleo.

O início da segunda Guerra do Golfo foi também realizado pelos Estados Unidos durante o governo de George W. Bush.

Bush alegou que  Saddam Hussein, ditador do Iraque, estava ligado ao ataque terrorista contra ao atentado de 11 de setembro de 2001. Além disso, o presidente dos EUA afirmava também que Hussein produzia armas nucleares.

Vale ressaltar que essas acusações do governo americano nunca foram confirmadas.

Porém, é importante lembrar que essa guerra aconteceu durante a chamada Guerra ao Terror iniciada pelo presidente americano Bush depois dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001.

A Segunda Guerra do Golfo: Características

A Segunda Guerra do Golfo, conhecida também como Guerra do Iraque ou Ocupação do Iraque,  teve uma duração bem mais longa do que aquela da Primeira Guerra do Golfo.

A guerra se iniciou no ano de 2003 e terminou somente em 2011. O principal objetivo era derrubar o líder do Iraque, Saddam Hussein.

Os Estados Unidos da América são conhecidos mundialmente por possuírem um exército poderoso. Essa característica os levaria a realizar uma série de interferências militares em todo o mundo: e foi justamente o que aconteceu no Golfo.

Os responsáveis pela invasão do Iraque em 20 de março de 2003 fizeram parte de uma coalizão militar formada por vários países liderados pelos EUA. O principal país que lutou ao lado dos Estados Unidos foi o Reino Unido.

A Segunda Guerra do Golfo: Desfecho

O conflito foi encerrado em 18 de dezembro de 2011 com a retirada das tropas americanas do Iraque. Milhares de pessoas perderam as suas vidas nos embates, incluindo civis.

Saddan Hussein foi preso em 14 de dezembro de 2004 e um novo regime fo instaurado no Iraque.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.