A Guerra do Vietnã: tudo o que você precisa saber!

A Guerra do Vietnã: tudo o que vai cair na sua prova!

A Guerra do Vietnã é um importante assunto que aparece demais nas principais provas do país. Isso porque, ele foi um conflito decisivo que ocorreu durante a Guerra Fria.

Assim, ele envolvia, indiretamente, tanto os Estados Unidos como a Rússia.

Dessa forma, é essencial que você domine esse assunto para garantir um bom desempenho nas provas de ciências humanas.

A Guerra do Vietnã: introdução

A Guerra do Vietnã aconteceu entre 1955 em 1975.

O conflito foi marcado pela luta entre dois governos que queriam o comando do país.

Além disso, é importante destacar que a guerra se iniciou de forma gradual depois do fim da Guerra de Indochina.

Marcada pela violência contra civis, a Guerra do Vietnã matou cerca de 1,5 milhão a 3 milhões de pessoas.

Além disso, o solo do país foi gravemente afetado com as armas químicas e, até hoje, sua população sofre com as consequências, como o aumento dos casos de câncer.

A Guerra do Vietnã: Início

Com o fim da Guerra de Indochina, em 1954, o Vietnã se tornou um país dividido ideologicamente: ao Norte o país tinha orientação comunista, era governado por Ho Chi Minh e Hanói como capital, e tinha apoio da União Soviética.

Ao Sul, por sua vez, o Vietnã era governado por Bao Dai, sua capital era Saigon, possuía orientação capitalista e era apoiado pelos Estados Unidos da América.

A Independência do país Vietnã foi estabelecida através da Conferência de Genebra, em 1954, e ficou estabelecido a unificação do território a partir de eleições diretas em 1955.

No entanto, o governo sulista se rejeitou a participar do processo, aumentando os conflitos entre as regiões e resultando em ataques de guerrilheiros comunistas contra o governo do sul. Esses guerrilheiros eram chamados de vietcongues.

A Guerra do Vietnã: Participação dos Estados Unidos

Com o início dos confrontos e preocupados com a expansão de governos comunistas, os EUA forneceram armamentos e treinamentos para o exército do Vietnã do Sul, mantendo a postura até 1965.

Com a morte de John F. Kennedy, a presidência dos EUA passou a ser ocupada por Lyndon Johnson.

Depois disso, o país usou o Incidente do Golfo de Toquim como pretexto para participar de forma direta dos conflitos, uma vez que o Vietnã do Sul se mostrava incapaz de conter os avanços dos comunistas no país.

A participação estadunidense gerou críticas e criou diversas polêmicas devido aos ataques do país a pequenas aldeias, ao massacre de civis e ao uso de armas químicas.

Em 1973 o país fez um acordo de cessar-fogo e abandonou a guerra, retirando suas tropas.

Com o enfraquecimento do Vietnã do Sul, após a saída dos EUA, as forças comunistas conquistaram Saigon e unificaram o país em 1976.

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.