Funcionário introvertido: Como lidar com isso?

Lidar com um funcionário introvertido pode ser complicado em algumas circunstâncias. Se você deseja que o seu colaborador seja mais ativo e comunicativo, o ideal é investir no treinamento e desenvolvimento dele. Além disso, outras ações podem ajudar a criar uma atmosfera mais positiva.

Neste texto, apresentamos algumas ideias que podem ser relevantes e efetivas. Acompanhe e saiba mais.

Como lidar com um funcionário introvertido?

Você deve, acima de tudo, ter paciência na hora de lidar com um funcionário introvertido. Não veja ele apenas como “alguém tímido”, pois existe um ser humano repleto de qualidades por baixo desse rótulo.

Além disso, cuidado para não fortalecer esse rótulo à toa. Se a pessoa é mais tímida e quieta, isso não quer dizer que ela não tenha boas ideias, não é mesmo?

Veja outras considerações que podem lhe ajudar nessa situação:

1. Analise se a introversão é realmente um problema

O primeiro ponto que você deve ter em mente ao pensar em um funcionário introvertido é o seguinte: até que ponto essa introversão é um problema? Será que isso só não é uma questão pessoal?

Dito de outro modo, será que a sua angústia com a introversão da pessoa não está relacionada ao fato de que você é extrovertido e queria que ele fosse? Será que essa introversão realmente atrapalha o desempenho do funcionário? Reflita sobre isso.

Se você constatar que a introversão não impacta em nada a vida do indivíduo dentro da corporação, por que forçar a barra em cima disso?

2. Atente-se às habilidades do sujeito

Fique atento às habilidades que o sujeito possui e comece a delegar tarefas de um modo inteligente. Isto é, pare de focar no “ponto fraco”, que é a introversão, e comece a olhar mais para todas as qualidades que a pessoa possui. Isso pode ser muito mais promissor.

3. Dê feedbacks construtivos

Dê feedbacks que possam ajudar o funcionário introvertido. Diga o quanto você quer que ele se desenvolva e demonstre estar aberto para ajudar. Você não precisa apontar o dedo e dizer  “você é introvertido”, porque a pessoa sabe disso, mas sim, pode direcionar estratégias de desenvolvimento e crescimento, sempre que possível.

4. Ofereça treinamento e desenvolvimento

E por falar em desenvolvimento e crescimento, que tal oferecer esse tipo de suporte por meio de cursos e conteúdos relevantes? O treinamento e o foco em habilidades interpessoais pode ajudar esse indivíduo.

5. Não fique “forçando a barra” – a pessoa tímida não necessariamente gosta de ser assim

Cuidado para não ficar falando que a pessoa deve mudar, que ela não vai adiante assim ou algo do tipo. Dê tempo ao tempo! Normalmente, a pessoa tímida não gosta de ser assim em situações nas quais precisa se expor. Então de nada adianta forçar as mudanças!

6. Crie uma atmosfera agradável no trabalho

Crie um ambiente agradável no trabalho, sem cobranças excessivas e sem forçar aquelas rodas de conversa que em nada agregam. Deixe a pessoa se sentir segura onde trabalha!

Não adianta querer mudar o funcionário introvertido da noite para o dia. Seja paciente e lembre-se: nem sempre ele quer tentar mudar. E se isso for um problema, a recolocação pode ser interessante. Converse com ele!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.