Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

4.7/5 - (8 votes)

Novo RG digital começa valer em todo país; veja como pedir o seu

O Novo RG Digital, criado para unificar as principais informações de uma pessoa em um único documento, é uma grande novidade para os cidadãos de todo o país. Para quem não sabe, o novo documento já está valendo em todo o país desde março.

Contudo, mesmo já está em vigor, o novo RG conta com um prazo para começar a ser obrigatório, tendo em vista que o RG digital será o documento principal dos brasileiros.

O Governo Federal pretende liberar um aplicativo chamado Documento Nacional de Identificação (DNI), para que os cidadãos tenham acesso a todas informações/documentos por meios digitais.

A ideia com o novo RG é proporcionar mais segurança para os cidadãos, uma vez que o novo documento conta com diversos itens de segurança que permitem sua validação. Veja como vai funcionar o novo RG para todo país logo abaixo.

Sua nota de R$ 50 pode valer até R$ 4 mil

Novo RG Digital: Como vai funcionar

A princípio, a nova carteira (Novo RG Digital) poderá ser autenticada através do QR Code, que funcionará mesmo off-line. Ademais, por permitir a validação eletrônica, o documento é considerado mais seguro e reduzirá os casos de falsificação por golpistas e estelionatários.

Uma outra mudança que chama bastante atenção é o CPF ser considerado o registro principal. Logo, a utilização do número do documento poderá ser feita em certidões de nascimento, casamento e óbito, bem como em carteira de trabalho, CNH, entre outros.

Além disso, o Novo RG Digital vai servir como passaporte para viagens nos países do Mercosul. A possibilidade é dada por meio da emissão do código MRZ (Machine Readable Zone), estilo padrão internacional.

Caixa libera novo saque duplo do PIS/Pasep ‘esquecido’ para os trabalhadores

Cabe salientar que o novo documento terá informações adicionais.

Logo, veja o que pode ser encontrado no RG Digital:

  • Assinatura do titular;
  • Data de nascimento;
  • Filiação;
  • Foto 3×4;
  • Grupo sanguíneo e fator RH;
  • Identificação se o titular é doador de órgão ou não;
  • Impressão digital do polegar direito;
  • Naturalidade;
  • Nome completo;
  • Número de identificação;
  • Órgão expedidor do documento.

Quando devo trocar o meu RG antigo pelo novo?

Os brasileiros não precisam se precipitar para trocar o antigo modelo para o Novo RG Digital . Em suma, o documento antigo só deve ser trocado pelo novo quando o mesmo vencer ou em casos de primeira via. No que se refere ao vencimento:

  • Crianças de 0 a 12 anos – O RG atual ainda terá validade de 5 anos;
  • Pessoas de 12 a 60 anos – O RG atual ainda terá validade por 10 anos;
  • Idosos acima dos 60 anos – O RG atual terá validade por tempo indeterminado.

Diante de tais informações, o novo documento só será obrigatório para o público em 2032, quando todo o adulto com o prazo de 10 anos para o vencimento tiver expirado.

FIM do IPVA para motos ainda neste ano de 2022?

Como tirar a nova Carteira de Identidade?

Primeiramente, é importante destacar que a emissão do novo RG digital começou desde o dia 1º de março. No entanto, os institutos de identificação dos estados terão um prazo para que se adaptem ao novo documento. Dessa forma, apesar de já estar em vigor, os estados ainda estão o implementando ao sistema.

Por outro lado, é importante ressaltar que o novo documento só será emitido pelos cidadãos que já possuem cadastro biométrico na Justiça Eleitoral ou em outros institutos de identificação.

De resto, a solicitação poderá ser feita por pessoas que tiveram as impressões digitais inseridas na Base de Dados da Identificação Civil Nacional (BDICN).

Todavia, inicialmente será necessário instalar o aplicativo do DNI (Documento Nacional de Identidade). Ao abrir a plataforma, o cidadão deverá preencher um pré-cadastro informando o CPF; nome completo, filiação, data de nascimento, e-mail e número de telefone.

Por fim, será preciso pedir o documento em um ponto de atendimento, físico ou virtual, disponível. Portanto, a Secretaria de Segurança Pública do Estado vai emitir a carteira.

4.7/5 - (8 votes)

Veja o que é sucesso na Internet:

1 comentário
  1. Paulo Henrique Caetano de Sousa Diz

    IBIAJARA BAHIA

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.