Formas de aliviar as dores da sinusite – Dicas caseiras

Aliviar as dores da sinusite é mais simples do que parece. Com ingredientes caseiros você já consegue aliviar o desconforto respiratório, a sensação de “inchaço” no rosto e o dolorido na face.

Veja agora como você pode diminuir as dores de formas naturais, suaves e caseiras:

Formas de aliviar as dores da sinusite

Existem diversas formas de aliviar as dores da sinusite. No entanto, é importante que você mantenha uma consistência nos tratamentos caseiros, para assim melhorar cada vez mais os sintomas e diminuir as dores mais rapidamente. Além disso, caso as crises sejam muito persistentes, o ideal é que você se consulte com o seu médico.

Visto estes pontos importantes, vamos agora para as nossas dicas caseiras:

1- Nebulização com soro fisiológico

Em essência, a sinusite é caracterizada pelo acúmulo de secreções na região dos ossos da face. A congestão nasal e a sensibilidade à luz também são evidentes em pessoas que sofrem com o problema.

Por isso, uma forma de diminuir a dor é a nebulização com soro fisiológico. Essa inalação fará com que a secreção “endurecida”, na região da face, seja expulsa mais facilmente pelo nariz. E assim, há uma diminuição no desconforto.

2- Inalação com água e óleo essencial de eucalipto

O óleo essencial de eucalipto é muito recomendado para pessoas que sofrem com congestão nasal e problemas respiratórios. Isso se deve ao fato de que este óleo é rico em propriedades expectorantes, que auxiliam na limpeza das vias respiratórias.

Sendo assim, para aliviar as dores da sinusite, experimente ferver 1 litro de água e acrescentar 4 gotas do óleo essencial de eucalipto. Em seguida, use um paninho fino para cobrir a sua cabeça e a panela, para que você possa inalar o aroma de eucalipto e o vapor da água. Faça isso por alguns minutos e relaxe.

  • Observação: Cuidado com a temperatura! Se o vapor estiver muito quente, não aproxime tanto o rosto. A água não precisa estar fervendo durante a inalação, pois sua função é apenas evaporar e permitir que você inspire esse vapor.

3- Higienize as narinas com soro fisiológico

Assim como você pode fazer a nebulização com soro fisiológico, você pode usá-lo em sua forma natural para higienizar as suas narinas. Para isso, pingue algumas gotinhas no seu nariz, diversas vezes ao dia, e quando perceber uma secreção mais líquida, assoe.

4- Compressas de água quente podem aliviar as dores da sinusite

As compressas de água quente também podem ajudar, devido à temperatura que provoca o “amolecimento” das secreções nasais. Para isso, procure deitar-se em um ambiente pouco iluminado e coloque a compressa sobre o nariz, olhos e testa. Relaxe por alguns minutos e descanse.

Repita o procedimento sempre que você sentir que as dores estão mais intensas.

Se não houver melhora, procure um médico

Lembre-se de que as nossas dicas são apenas para aliviar as dores da sinusite quando estas estiverem muito fortes. Porém, o ideal é que você procure um médico caso não haja melhora dos sintomas. Afinal, a secreção poderá “escorrer” para os seus pulmões, causando outros problemas, como a bronquite aguda.

Cuide-se e mantenha os seus exames sempre em dia!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.