Força para seguir em frente: Dicas que podem ser úteis

Conseguir desenvolver força para seguir em frente é um grande desafio. Quando perdemos um emprego ou somos rejeitados no trabalho, de uma forma muito “pesada”, podemos sentir o nosso caminhar mais difícil. Faz parte.

No entanto, existem algumas ações que podem viabilizar um desenvolvimento mais sadio desse “caminhar”. E para lhe ajudar nesse sentido, fizemos o guia de hoje! Esperamos lhe dar alguma dica que seja útil para a sua trajetória. Acompanhe!

Dicas para desenvolver força para seguir em frente

Para desenvolver força para seguir em frente é preciso, antes de qualquer coisa, estar ciente de que isso não acontece de um minuto ao outro. Afinal, se passamos por um momento traumático, é bastante comum nos sentirmos “travados” por algum período.

Sendo assim, não fique “forçando” a situação para parecer que conseguiu seguir em frente. Respeitar os seus limites pessoais é o primeiro passo para construir uma nova trajetória para a sua vida.

Dito isso, considere essa premissa ao ver as nossas dicas abaixo:

1. Primeiro, viva o seu luto

O primeiro ponto que deve ser considerado é o luto. Muitas pessoas ainda pensam que um luto só é vivido quando um ente querido morre. Mas isso não é verdade!

Para a nossa mente e nossas emoções, toda perda pode ser vista como um luto. Por isso, é importante respeitar o momento que você está vivendo.

Não sinta vergonha de ficar triste, chorar ou necessitar desabafar. Mas sim, permita-se viver esse momento. Sinta o que tiver que ser sentido. E vá “esvaziando” a sua dor com palavras e lágrimas. Isso ajuda muito!

2. Organize as suas emoções

Depois que você se sentir mais tranquilo com relação à perda em questão, é hora de organizar as suas emoções. Mas o que isso significa na prática? Bem, você deve começar a escutar bem o que está sentindo, por que está sentindo e qual a intensidade dessa sensação.

Além disso, deve começar a ponderar até que ponto a emoção está ancorada na realidade ou é algo “da sua mente”. Ou seja, será que é algo puramente emocional, ou tem relação com o racional? Pense sobre isso e comece a organizar as “gavetinhas” internas.

3. Pense em novos planos e caminhos

Quando você perceber que as suas emoções estão mais organizadas, o passo de pensar em novos planos pode entrar em cena. Para isso, analise quais caminhos podem vir a ser promissores e comece a traçar um passo a passo para caminhar sobre ele.

Não precisa querer ter uma força para seguir em frente acima da média. Mas sim, pode implementar pequenos passos, que serão dados pouco a pouco, à medida que você se fortalece.

4. Dê o primeiro passo

Depois de tudo isso, é hora de dar o primeiro passo. Simplesmente aja! Afinal, se você já planejou tudo, não pode deixar que o começo estrague o seu crescimento, certo? Então dê o primeiro passo.

5. Conte com pessoas que você ama e não fique “engolindo” a dor

Evite ficar “engolindo” o que você sente. Se doer e tiver vontade de chorar, desabafe com alguém de sua confiança. Assim você “derrama” a sua dor e pode, novamente, se encher de força para seguir em frente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.