Foi demitido? Saiba o que postar nas redes sociais para voltar ao mercado de trabalho

Trabalhador deve ficar atento sobre as suas mensagens

Muitas vezes o profissional que foi demitido de uma empresa, utiliza as redes sociais como o Facebook e o Linkedin, para avisar seus colegas e oferecer seus serviços, se mostrando disponível para voltar ao mercado de trabalho. Aliás, ele utiliza as plataformas para contar aos seus contatos que perdeu seu emprego.

Todavia, é preciso ficar atento a algumas questões neste momento tão singular de uma carreira profissional. O trabalhador deve alertar seus contatos de sua situação, em busca de conquistar novas possibilidades de trabalho, fazer um networking e encontrar outras oportunidades que possam vir a surgir.

A princípio, é preciso que o profissional saiba a importância da maneira como ele irá divulgar a notícia sobre o término de seu contrato de trabalho. É necessário saber como fará a transmissão da mensagem, além de se preparar melhor para as boas notícias que possam aparecer, ou seja, novas vagas e oportunidades.

O profissional pode enviar um post nas redes sociais agradecendo a empresa que o contratou por seus anos de serviços, falando sobre o grande aprendizado e experiência. Deve-se ficar atento a algumas questões, não falar mal é uma delas, afinal, ninguém vai contratar um funcionário que desdém de  uma organização.

1 – Espere um tempo antes de postar

É importante falar que o profissional não precisa informar a seus contatos rapidamente, que foi demitido de uma empresa. Em síntese, é importante que ele reserve um tempo para pensar sobre sua situação e no fato de que perdeu seu emprego. O indicado é que se espere um tempo antes de postar nas redes sociais.

2 – Escreva um post leve 

Analogamente, o profissional deve fazer um anúncio de sua demissão nas redes sociais de uma forma leve, tendo em vista que o futuro é incerto. Nestes casos o trabalhador pode não saber se irá seguir na mesma carreira. Pode-se informar a seus contatos que está disponível para outros trabalhos.

3 – Seja breve e sucinto nas redes sociais

O profissional que trabalha durante muito tempo em uma empresa poderia escrever um enorme post contando todas as suas experiências e aprendizados na organização. No entanto, em um primeiro momento, é preciso ser breve e sucinto. Neste caso, quanto mais curto for o aviso, melhor.

4 – Escreva sobre suas realizações

É comum a pessoa se sentir grata e escrever sobre como a empresa o ajudou em sua carreira profissional. Entretanto, é interessante que o trabalhador dê um crédito a si mesmo, é preciso falar sobre a sua contribuição para a organização, visto que o objetivo é ir em busca de outras oportunidade profissionais.

5 – Fale de seus desejos e habilidades

Ademais, no momento em que o trabalhador estiver pronto para sair em busca de uma vaga no mercado de trabalho, ele deve ser um pouco mais explícito em suas mensagens. É interessante falar de suas habilidades e como pode contribuir para o crescimento de uma organização. Deve-se falar das áreas de atuação.

6 – Seja otimista nas platafomas

Neste momento de busca por um posto de trabalho, o profissional deve se mostrar mais otimista. Não é indicado escrever um post nas redes sociais dizendo que está com problemas financeiros. Não se deve passar a impressão de que irá aceitar o primeiro emprego que aparecer. É preciso tomar um certo cuidado.

7 – Utilize bem as redes sociais

O mais provável é que o profissional anuncie a procura por um emprego utilizando várias redes sociais. Neste momento, é importante ser consistente em sua mensagem. Deve-se tomar cuidado e não publicar uma mensagem profissional no Linkedin, enquanto faz um anúncio com raiva no Twitter.

Redes Sociais

A perda de um emprego é um momento delicado na vida de um profissional. Ele deve ficar atento e ir em busca de novas oportunidades no mercado de trabalho, e as redes sociais podem auxiliá-lo nesta tarefa. Desse modo, é preciso ser cuidadoso com o que se escreve nas plataformas para facilitar a procura de novas oportunidades.

Em conclusão, ele deve utilizar as plataformas a seu favor, fortalecendo sua rede de contatos, seu networking, que irão ajudá-lo a encontrar novos postos de trabalho. O profissional pode utilizar grupos onde pessoas na mesma área de atuação compartilham experiências e oportunidades.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.