Vale a pena ser uma pessoa otimista?

Será que, nos dias atuais e em meio a tantas crises, vale a pena ser uma pessoa otimista? Será que o otimismo ainda traz bons resultados para a vida das pessoas?

Neste texto, fizemos algumas reflexões interessantes sobre este assunto, e desejamos que você faça a sua autoanálise também. Assim, será possível chegar a uma resposta relativamente interessante para a nossa pergunta inicial.

Vamos lá?

Será que vale a pena ser uma pessoa otimista?

Para responder se vale a pena ser uma pessoa otimista, precisamos pensar em alguns impactos que o otimismo pode provocar em nós.

Devemos, ainda, lembrar que o que pensamos pode refletir em nosso corpo e nas nossas emoções.

A nível de exemplo, lembre-se de uma situação bem embaraçosa da sua vida. Se você recordar a situação, há grandes chances de se sentir envergonhado hoje. Pois bem! Isso prova como os nossos pensamentos estão ligados com o que sentimos em nosso corpo.

Por isso, pensamentos negativos e positivos podem afetar a nossa saúde e a nossa forma de ver a vida. E assim, os fatores abaixo entram em cena quando pensamos em otimismo. Veja:

1. Experiências positivas aumentam a autoestima

Quando construímos uma visão mais positiva sobre as situações, a nossa autoestima pode ficar mais elevada. Isso porque enxergamos oportunidades, até mesmo nos conflitos, e dessa forma nos sentimos mais preparados para situações semelhantes no futuro.

Além disso, esse tipo de pensamento pode se tornar um ciclo: quanto mais pensamentos otimistas sobre as situações, mais autoconfiança. Quanto mais autoconfiança, mais otimismo. E assim por diante.

2. Emoções positivas podem melhorar as nossas decisões

Pare e pense sobre as suas últimas decisões importantes: quais emoções estavam envolvidas com essas situações?

Bem, é possível que você perceba um padrão que envolve as emoções positivas atreladas as melhores decisões. Isso ocorre porque quando temos uma visão mais otimista tendemos a enxergar os fatores positivos das decisões difíceis e, dessa forma, conseguimos decidir com mais clareza.

Claro que isso nem sempre é válido. Afinal, emoções descompassadas podem provocar decisões ruins – sejam essas emoções positivas ou negativas.

3. Você pode construir relações mais felizes

Enxergar os fatores positivos de uma relação pode fazer com que você construa relacionamentos mais saudáveis e felizes. Por isso, quando pensamos se vale a pena ser uma pessoa otimista, podemos entender que, no caso de relacionamento interpessoal, é realmente interessante investir em uma visão mais positiva.

Isso porque você constatará que, mesmo em meio às desavenças, a relação é positiva e frutífera, o que faz com que você crie uma maior harmonia com o outro. E esse outro pode ser alguém do trabalho, um relacionamento amoroso, alguém da faculdade, etc.

4. O seu propósito de vida pode se tornar mais alcançável

Pensar se vale a pena ser uma pessoa otimista nos faz refletir sobre outra coisa: quando buscamos nosso propósito de vida estamos mais focado no quê? No positivo ou no negativo?

Bom, é provável que o propósito seja algo positivo em sua vida. E, por ser, torna-se viável uma busca mais saudável do seu sonho, já que você o enxerga como algo importante e benéfico para a sua vida.

E assim, inclusive, é possível se sentir mais motivado para correr atrás do que você quer. Interessante, não?

Do seu ponto de vista, vale a pena ser uma pessoa otimista?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.