FINEP e MCTI: novas taxas de crédito, percentuais e prazos

A FINEP e o MCTI apresentaram novas taxas de crédito, percentuais e prazos para projetos inovadores. Saiba mais!

A FINEP, empresa pública do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), apresentou nesta quarta-feira (28) as novas taxas que serão usadas nas linhas de créditos reembolsáveis oferecidas para inovação, de acordo com a divulgação oficial, realizada na data desta publicação.

FINEP e MCTI: novas taxas de crédito, percentuais e prazos

O objetivo é que as empresas inovadoras tenham acesso a taxas mais atrativas. De acordo com a recente divulgação oficial, a apresentação foi transmitida nas redes sociais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com a entrada em vigor da Medida Provisória 1.136, publicada no final de agosto, o indexador usado pela empresa nas ações de financiamento reembolsável passou a ser a TR (Taxa Referencial) em vez da TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo).

A avaliação dos projetos

Além disso, a FINEP continuará a avaliar os projetos de acordo com seu grau de inovação e relevância e os projetos com maior risco terão melhores condições operacionais, como um prazo maior, de acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) destaca que essa é uma conquista que dá mais atratividade aos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) geridos pela FINEP e que este é um novo ciclo no fomento à inovação no Brasil.

Diversas linhas de crédito estão disponíveis

O diretor de Inovação da FINEP/MCTI apresentou um quadro com as linhas de crédito disponíveis, prazos de carência, percentuais de participação da empresa nos projetos, entre outras informações, destaca o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Sobre as condições operacionais

De acordo com informações oficiais, as condições operacionais apresentam as diretrizes gerais para a atuação da Finep em sua missão de promover o desenvolvimento econômico e social pelo fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação, descrevendo setores e áreas prioritárias, as modalidades de apoio (financiamento reembolsável, financiamento não-reembolsável a ICTs, subvenção econômica, investimento) e suas formas de operação (direta e descentralizada).

A Finep aceita propostas de instituições financeiras

De acordo com a Finep, bancos de desenvolvimento, bancos múltiplos, cooperativas de crédito e agências estaduais de fomento, dentre outras instituições financeiras, interessados em operar de forma descentralizada os produtos de crédito descentralizado da Finep devem submeter uma proposta de credenciamento. Dessa forma, é possível estimular projetos tecnológicos e inovadores, impactando positivamente a economia e, por conseguinte, a sociedade de forma ampla.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.