Finalmente, GRANDE PRESENTE para os brasileiros que pagam o IPVA

Confira quais são os carros isentos devido ao seu ano de fabricação

O IPVA é o imposto que deve ser pago a cada início de ano. Contudo, existem algumas regras que você precisa saber. Aliás, uma delas envolve a isenção do imposto. Por isso, confira quais são os 5 carros isentos do IPVA 2023.

A seguir você entenderá melhor o que é esse imposto, outras formas de ficar isento de pagamento do imposto. Por fim, saber quais são esses 5 carros que estão beneficiados com essa isenção.

Sobre o IPVA

O imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA) é arrecadado de maneira estadual. Sendo assim, o repasse se divide em 50% para o município e 50% para o estado.

É de suma importância realizar o pagamento do IPVA da forma correta. Isso implica diretamente na obtenção do seu licenciamento do veículo.

Caso você não efetue o pagamento do IPVA, ficará impedido de retirar o seu licenciamento. Porém, ao circular com o veículo nessa situação, será passível de receber uma infração gravíssima. Além disso, perderá 7 pontos na carteira e deverá pagar o valor de R$ 293,47.

Quem pode ser isento no IPVA 2023?

Então, saiba que é possível obter a isenção do imposto. Assim, alguns casos incluem, por exemplo, pessoas com deficiência ou que utilizam o veículo para fins profissionais. Outra situação envolve quem é proprietário de carros muito antigos.

Como esse imposto é cobrado de maneira estadual, a isenção varia de acordo com o estado. Sendo assim, a depender do Detran de cada localidade, a porcentagem da isenção pode variar entre 50 a 100%. No entanto, isso dependerá diretamente de algumas regras.

Como dito acima, para quem é proprietário de carros com determinado tempo de fabricação, há a possibilidade de ser isento. Assim, pensando nisso, separamos os 5 carros isentos do IPVA 2023. Portanto, se você possui algum dos ditos abaixo, saiba que esse ano você não precisará arcar com esse custo.

Quais são os 5 carros isentos no IPVA 2023

É importante ressaltar que todos os carros ditos abaixo só contarão com isenção se o ano do fabricação for, no máximo, 2003. Isto é, fabricado há pelo menos 20 anos. Assim, confira quais são os veículos:

Ford EcoSport

Se possui este veículo com a fabricação do ano de 2003, saiba que a isenção do seu imposto é 100%. Para quem não conhece a marca, um fato curioso é que o seu desenvolvimento foi feito com base no Fiesta, um outro carro da linha.

Portanto, todos os proprietários deste veículo, que estejam de acordo com o período de fabricação, estão 100% isentos.

Volkswagen Fox

Certamente você já ouviu a respeito desse carro. Assim, vale dizer que foi um sucesso de vendas no ramo de veículos automotivos em 2003. Além disso, até hoje é possível encontrá-los em circulação.

Um dos principais recursos é ser um dos primeiros veículos com tecnologia flex (gasolina + álcool). Com isso, o custo-benefício é bastante benéfico para os motoristas.

Nissan XTerra

Um carro com menor uso nas áreas urbanas é o Nissan XTerra. E sim, ele é um dos 5 carros isentos do IPVA 2023. Assim, a título de curiosidade, se tem interesse em possuir esse veículo, é possível encontrá-lo com valores em torno de 80 mil reais.

Honda Fit

O Honda Fit ainda está disponível para venda e tem um excelente custo-benefício para os condutores. E, desse modo, ele está incluso na lista. A melhor notícia, aliás, é que quem adquiriu este carro em 2003 já conta com a isenção total do IPVA.

Citeoën C3

Quando esse modelo foi lançado, era possível encontrar diversas pessoas que adquiriram o produto na proposta de ter um carro mais charmoso e usável para o dia a dia.

Se você foi um desses compradores na época realizando a compra até 2003, saiba que hoje em dia, é possível ser isento do IPVA.

A partir das informações ditas sobre os carros que estão isentos do pagamento do IPVA no ano de 2023, foi possível observar que a maioria deles passaram por fabricações entre os anos de 2003 e 2004. Ou seja, tem 20 anos de circulação.

Desse modo, verifique se o seu veículo corresponde com essa regra. Se tiver qualquer dúvida, consulte o Detran da sua localidade. Assim, corra atrás do seu direito de estar isento do pagamento desse imposto.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.