FIM da fila de espera do Auxílio Brasil ainda neste ano, confirma ministro

De acordo com o Ministro João Roma, fila de espera para entrar no Auxílio Brasil vai acabar ainda neste ano

O Governo Federal está seguindo nesta semana com os pagamentos do seu Auxílio Brasil. Neste primeiro momento, no entanto, nem todo mundo que tem direito ao benefício está recebendo o dinheiro de fato. De acordo com o Ministério da Cidadania, apenas as pessoas que faziam parte do Bolsa Família é que estão podendo receber o montante.

Mas no que depender das promessas do Governo Federal, isso deve mudar em breve. Em entrevista nesta segunda-feira (13), o Ministro da Cidadania, João Roma, falou sobre as pessoas que estão na fila de espera para entrada no programa. De acordo com ele, esses cidadãos deverão entrar no projeto ainda neste ano.

“Estamos viabilizando que todos os beneficiários recebam, no mínimo, R$ 400, no calendário regular, que começou a ser pago no último dia 10 e se estenderá até 23 de dezembro. Além dos 14,7 milhões de famílias que são beneficiárias do Auxílio Brasil, outras duas milhões devem entrar no programa ainda neste ano de 2021 e, com isso, zerando toda a fila do programa”, disse ele em entrevista ao Portal R7.

“Muitos desses beneficiários vão ganhar inclusive mais. Além do Auxílio Brasil, também estamos disponibilizando o cadastramento de mais 12 milhões de pessoas na tarifa social de energia elétrica, o que corresponde a um desconto de até 65% nas contas de luz para a camada mais pobre da população”, completou ele.

Vale lembrar que zerar a fila ainda este ano não significa necessariamente dizer que essas pessoas irão começar a receber o dinheiro do Auxílio Brasil ainda em dezembro. Acontece que eles irão apenas entrar na folha de pagamento. O Ministro, no entanto, evitou cravar uma data para a entrada desses indivíduos.

O que é a fila de espera?

A fila de espera é uma espécie de área em que ficam os brasileiros que possuem o direito de receber o programa mas que não estão recebendo. Eles estão lá por uma questão de falta de orçamento. Então eles ficam aguardando novas vagas.

De acordo com o Ministério da Cidadania, cerca de 1,5 milhão de brasileiros estão nesta situação. Acontece, no entanto, que sabe-se que esse número está defasado. O Consórcio Nordeste já aponta que são na verdade cerca de 2,4 milhões de indivíduos.

Promessas do Governo

Não é a primeira vez que o Governo Federal promete zerar a fila do Auxílio Brasil. Recentemente, eles disseram que isso aconteceria em novembro. Mas o fato é que essa lista continuou intacta sem nenhum alteração.

Logo depois, a promessa passou para janeiro. Agora, o ministro João Roma fala em acabar com a fila ainda em dezembro. Agora só resta esperar para saber o que vai acontecer com essas pessoas nas próximas semanas.

Auxílio Brasil

De acordo com informações de bastidores, esses brasileiros terão prioridade na entrada no Auxílio Brasil. Então assim que o Governo Federal abrir novas vagas no programa, eles deverão entrar primeiro. Pelo menos é o que se sabe.

Durante o ano de 2022, o Governo Federal está prometendo realizar novas análises para inserir mais gente no programa em questão. Só que é apenas em janeiro que eles irão fazer a maior liberação de novas vagas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.