FGTS: quase 40% dos trabalhadores não sabem qual é o seu saldo

De acordo com pesquisa divulgada nesta terça (7), quase quatro em cada dez trabalhadores não sabem qual é o seu saldo do FGTS

Você conhece qual é o seu saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) neste momento? Se você não sabe, saiba que não está sozinho. De acordo com um levantamento divulgado pelo Serasa e pelo Banco Pan nesta terça-feira (7), quase quatro em cada dez trabalhadores brasileiros não sabem qual é o valor disponível para eles.

Os números mostram que boa parte dos cidadãos brasileiros não sabem muitos detalhes sobre os seus direitos trabalhistas. A mesma pesquisa mostrou que pouco mais de 16% dos trabalhadores nem sabiam que podem consultar os valores do saldo do FGTS junto a uma agência da Caixa Econômica Federal ou no próprio app do Fundo de Garantia.

No entanto, o nível de conhecimento sobre o FGTS segue alto. Dados da pesquisa mostram que 92% dos trabalhadores brasileiros conhecem o Fundo de Garantia. Destes, cerca de 33% não sabem em quais condições podem usar o dinheiro retido. Vale lembrar que a liberação do saldo acontece apenas em algumas situações específicas.

O levantamento aponta que 64% dos trabalhadores não sabiam que podem usar o saldo do FGTS para realizar empréstimos. Além disso, 58% também não sabiam que podem sacar o dinheiro do Fundo de Garantia depois que completar 70 anos de idade. Os dados mostram um alto nível de desconhecimento em relação às regras do recolhimento.

A pesquisa mostrou ainda que 45% dos trabalhadores pensam em usar o FGTS para realizar o sonho de adquirir um imóvel. Ao mesmo passo, 33% afirmam que poderiam usar os recursos para abrir um negócio, e 17% usariam o saldo para pagar as dívidas que estão em atraso neste momento. Nesse sentido, 10% afirmam que utilizariam o saldo para limpar os seus nomes.

FGTS pode consultado pela internet

Mesmo que uma parcela importante dos trabalhadores não saiba,  qualquer cidadão pode consultar o saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço sem sair de casa. Basta realizar o download do aplicativo no celular.

A partir daí, o cidadão poderá fazer um cadastro com as suas informações pessoais. Caso já exista um cadastro, basta inserir o login e verificar o valor disponível no saldo do trabalhador, e quanto ele pode tirar.

Liberação extraordinária

Vale lembrar que agora o Governo Federal segue com os repasses extraordinários do FGTS. Nesta quarta-feira (8), por exemplo, trabalhadores que nasceram no mês de novembro poderão sacar o dinheiro em suas contas do Caixa Tem.

Quem nasceu entre os meses de janeiro e outubro, pode movimentar a quantia desde já. Afinal de contas, as suas datas de pagamentos já passaram. Quem nasceu em dezembro receberá o montante a partir da próxima quarta-feira (15).

Em todas as situações, os cidadãos podem realizar a movimentação do dinheiro até o próximo dia 15 de dezembro deste ano. Caso o indivíduo não movimente a quantia até esta data, o saldo volta para o Fundo de Garantia automaticamente.

Pernambuco

Logo depois de visitar o estado de Pernambuco na última semana, o presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que o Governo pretende liberar novos lotes do FGTS para vítimas das chuvas na região. Estima-se que mais de 10 mil pessoas estejam desabrigadas ou desalojadas no estado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.