Cadúnico: Porto Alegre registra preocupação com cadastros desatualizados

Segundo a Prefeitura da capital gaúcha, quase 45% dos perfis do Cadúnico precisam ser atualizados o mais rapidamente possível

Em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, estima-se que quase 45% dos perfis de usuários do Cadúnico estão desatualizados. Segundo as informações do Ministério da Cidadania, os cidadãos que não atualizam os seus perfis correm o risco de ter benefícios bloqueados. A regra, aliás, vale também para o Auxílio Brasil.

Segundo as informações da prefeitura local, Porto Alegre conta com mais de 116 mil perfis registrados no Cadúnico do Governo Federal. Destes, pouco mais de 52 mil precisam realizar uma atualização o quanto antes. Caso contrário, eles correm o risco de perder programas sociais.

A prefeitura estima que boa parte dos cidadãos que ainda não atualizaram o sistema residem nas áreas mais pobres da cidade. São pessoas que não conseguem ter acesso à internet de qualidade neste momento. De qualquer forma, é preciso lembrar que qualquer cidadão com cadastro ativo pode fazer a atualização gratuitamente a qualquer momento.

No caso específico de Porto Alegre, existem três pontos físicos onde os cidadãos podem realizar a atualização do sistema. Veja abaixo:

  • Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS)
    – Avenida João Pessoa, número 1105
  • VIDA Centro Humanitário
    – Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, número 2132
  • Centro de Referência em Assistência Social (CRAS)
    – Os CRAS estão localizados em vários bairros da capital. O cidadão pode entrar em contato com a prefeitura para encontrar o mais próximo de sua residência

O processo de atualização não costuma demorar mais do que alguns minutos. Não é necessário levar todos os integrantes da casa para realizar o procedimento. O próprio Ministério da Cidadania explica que basta a presença do titular do Cadúnico naquela determinada família. Certifique-se de entrar em contato com a prefeitura antes de sair de casa, para não correr o risco de perder a viagem.

Quem precisa atualizar o Cadúnico

Segundo as informações oficiais, o Cadúnico é uma lista do Governo Federal que reúne os nomes dos brasileiros que estão em situação de vulnerabilidade social. Logo depois da entrada, o cidadão precisa se preocupar com a atualização.

Em regra geral, o indivíduo precisa atualizar o seu Cadúnico ao menos uma vez a cada dois anos. Para quem já faz parte do programa Auxílio Brasil, a dica é realizar o procedimento ao menos uma vez por ano, para evitar problemas.

De toda forma, a principal dica para todos os usuários é realizar a atualização sempre que acontecer uma mudança estrutural na família. Nascimentos, mortes, mudanças de endereço ou da escola das crianças, e até mesmo a contratação em um emprego precisam ser informadas

Auxílio Brasil

Neste momento, o Cadúnico é a porta de entrada para uma série de programas sociais do Governo Federal. O maior e mais conhecido deles é o Auxílio Brasil. Para receber o dinheiro do benefício, é necessário ter um perfil ativo e atualizado na lista.

No entanto, o Auxílio Brasil não é o único programa social que exige a presença do cidadão no Cadúnico. Há também o vale-gás nacional e até mesmo a Tarifa Social de Energia Elétrica, que dá descontos nas contas de luz.

Além do Governo Federal, governadores e prefeitos também podem usar o Cadúnico para selecionar pessoas para o recebimento de benefícios locais. Quem ainda não faz parte da lista, pode entrar em contato com a prefeitura da sua cidade para saber como o procedimento de seleção funciona por lá.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.