FGTS extraordinário: Governo vai liberar novo lote de R$1 mil nesta semana

Segundo informações do calendário oficial de repasses, Governo deverá liberar mais uma parcela do FGTS extraordinário ainda nesta semana

Nesta quarta-feira (18), o Governo Federal liberou mais uma rodada de pagamentos extraordinários do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Antes de mais nada, desde ontem, os usuários que nasceram no mês de junho podem movimentar o dinheiro através do sistema do Caixa Tem. Todavia, eles não são os únicos a receberem o saldo nesta semana.

No próximo sábado (21), o calendário oficial de pagamentos prevê os repasses para as pessoas que nasceram em julho. A lógica de liberações é basicamente a mesma. O Governo depositará o dinheiro na conta poupança digital do Caixa Tem dos usuários. Quem ainda não tem uma, ganhará um perfil automaticamente.

A expectativa do Governo Federal é que todos os trabalhadores que tenham direito ao benefício recebam o dinheiro até o próximo dia 13 de junho deste ano, quando os nascidos em dezembro poderão pegar o montante.

Veja abaixo o calendário do FGTS

Veja o cronograma para os nascidos a cada mês:

  • Janeiro: 20 de abril
  • Fevereiro: 30 de abril
  • Março: 04 de maio
  • Abril: 11 de maio
  • Maio: 14 de maio
  • Junho: 18 de maio
  • Julho: 21 de maio
  • Agosto: 25 de maio
  • Setembro: 28 de maio
  • Outubro: 1º de junho
  • Novembro: 08 de junho
  • Dezembro: 15 de junho

Na maioria dos casos, não é necessário realizar qualquer tipo de solicitação. A Caixa Econômica Federal explica que os cidadãos receberão o dinheiro automaticamente em suas contas do Caixa Tem. Portanto, basta esperar pela data representada no calendário oficial para usar o saldo na conta do app.

Entretanto, existem casos específicos em que a solicitação se faz necessária. Qualquer cidadão pode conferir se esta é a sua situação acessando app do FGTS, que já está disponível para download. Se for o caso, o indivíduo pode solicitar o depósito mesmo considerando que a sua data de pagamento já tenha passado.

Mudanças no FGTS

Na última semana, o jornal Folha de São Paulo teve acesso a uma série de minutas de Medidas Provisórias (MPs) onde mostram que o Governo Federal chegou a considerar a possibilidade de diminuir os ganhos dos trabalhadores com o Fundo de Serviço.

No entanto, o Ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que a proposta não deverá sair do papel. Ele não negou que as minutas existem, porém, relatou que não participou das discussões sobre o tema em questão.

O Ministro disse ainda que o vazamento das minutas para a mídia teria sido uma tentativa de desgastá-lo em ano eleitoral. Mesmo sem o projeto de diminuição do FGTS, Guedes afirmou que o Governo ainda busca outras formas de diminuir os chamados encargos trabalhistas.

Uso do saldo do FGTS

Nesta semana, a Caixa Econômica Federal anunciou que qualquer trabalhador poderá usar até 50% do seu saldo do FGTS para comprar ações da Eletrobras neste processo de privatização da empresa estatal neste momento.

O banco explicou que a prática já foi utilizada pelo Governo Federal na venda de outras estatais de menor porte. A lógica da compra se dará pelos chamados “fundos mútuos de privatização da Eletrobras”.

Ainda no último mês de março, a Caixa Econômica Federal publicou um documento que apresentava uma série de regras para os trabalhadores que tenham algum tipo de interesse em participar do processo de privatização da estatal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.