FGTS, Auxílio Brasil, INSS: Veja o calendário dos benefícios desta semana

Governo planeja pagamentos de dois benefícios para ao menos quatro grupos de cidadãos durante esta semana. Veja calendário

Mais uma semana começa e com ela chega também mais uma rodada de pagamentos dos programas sociais do Governo Federal. Os destaques ficam com o retorno do Auxílio Brasil, que acontece já na próxima quarta-feira (18) e também para mais algumas liberações extraordinárias do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

No Auxílio Brasil, os pagamentos serão retomados na quarta-feira (18) para os usuários que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) final 1. As regras gerais seguem as mesmas vistas nos repasses anteriores. A divisão das liberações acontece conforme o final do NIS de cada cidadão que faz parte do benefício.

Para esta semana, o Governo prevê liberações do Auxílio Brasil para três grupos diferentes. Veja abaixo o calendário.

  • Quarta-feira (18) – Usuários com o NIS final 1
  • Quinta-feira (19) – Usuários com o NIS final 2
  • Sexta-feira (20) – Usuários com o NIS final 3

Para consultar os valores e a confirmação de pagamentos, basta abrir o app oficial do próprio Auxílio Brasil, que está disponível para download.

Ainda nesta semana, o Governo deverá seguir com as liberações extraordinárias do FGTS. A expectativa é de que mais dois grupos possam receber o dinheiro do benefício em suas contas do Caixa Tem. Neste caso, o Planalto considera o mês de aniversário de cada cidadão que tem direito ao recebimento do saldo. Veja abaixo.

  • Quarta-feira (18) – Trabalhadores que nasceram no mês de junho
  • Sábado (21) – Trabalhadores que nasceram no mês de julho

Logo, ao contrário do que acontece com os repasses do Auxílio Brasil, a Caixa não libera o FGTS extraordinário em todos os dias úteis. Há um intervalo que pode variar entre sete a dez dias entre os dois pagamentos.

Outros benefícios

O Governo Federal não pretende realizar nenhuma liberação da antecipação do 13º salário para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) nesta semana. O calendário oficial aponta que as liberações devem acontecer a partir do dia 25.

Vale lembrar que o Governo anunciou a antecipação do 13º salário para aposentados, pensionistas e outros beneficiários do INSS com o intuito de antecipar a injeção de dinheiro na economia brasileira já neste primeiro semestre do ano.

O calendário de antecipação é basicamente o mesmo que o usuário já está acostumado a seguir nos seus pagamentos de benefícios do INSS. A segunda parcela da antecipação do 13º acontece entre os dias 25 de maio e 7 de junho.

Vale-gás

A princípio, não estão previstos pagamentos oficiais do vale-gás nacional para este mês de maio. Vale lembrar que o projeto social tem caráter bimestral, ou seja, realiza as liberações para os usuários sempre em um intervalo de dois meses.

O Governo realizou um pagamento do vale-gás nacional no último mês de abril. Na ocasião, estima-se que pouco mais de 5 milhões de pessoas tenham recebido os R$ 51 pagos pelo Ministério da Cidadania. O próximo repasse acontece em junho.

Todavia, o sistema bimestral de pagamentos do vale-gás é uma característica apenas do projeto do Governo Federal. Não há impedimento para que o cidadão receba o dinheiro de projetos semelhantes caso eles sejam pagos por governos de caráter estadual ou mesmo municipal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.