FGTS 2022: Veja como ficar por dentro da movimentação de sua conta

Os depósitos no fundo são realizados pelo empregador mensalmente, equivalente a 8% do salário pago ao funcionário.

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é uma espécie de poupança criada para o trabalhador com carteira assinada. Os depósitos no fundo são realizados pelo empregador mensalmente, equivalente a 8% do salário pago ao funcionário.

Veja também: MEI no eSocial: remuneração de janeiro de 2022 não deve ser enviada até ajuste do FGTS no DAE

No entanto, os recursos só podem ser sacados pelo trabalhador diante situação específicas previstas em lei. Ser demitido sem justa causa pode autorizar a liberação do FGTS. Mas, caso queira acompanhar a movimentação dos valores, veja os meios a seguir:

Aplicativo FGTS

O aplicativo FGTS Trabalhador é a opção mais fácil para ter acesso a todas as informações concernentes ao fundo. Basta baixá-lo no seu dispositivo e consultar dados como, depósitos, endereços de pontos de atendimento mais próximos, entre outros, tudo com alguns cliques no celular.

Site da Caixa

Para acessar o site da Caixa Econômica Federal, basta informar o CPF, NIS ou e-mail, além da senha cadastrada. É possível conferir todos os detalhes do FGTS, como os lançamentos realizados nos últimos seis meses, mais os dados do empregador e a data da última atualização. No mesmo canal também é possível emitir um extrato do FGTS.

SMS

Além das opções anteriores, a Caixa disponibiliza um serviço gratuito de envio de mensagens por meio de SMS. O trabalhador pode optar por este meio para se manter informado da movimentação de sua conta no FGTS através do aplicativo FGTS, site da Caixa ou sala de autoatendimento Caixa.

No entanto, ao optar por este serviço, o cliente deixa de receber o extrato bimestral em papel no endereço indicado. A ação serve para evitar o consumo exacerbado do material.

Lucro do FGTS

Para adiantar alguns detalhes ao trabalhador, anualmente o Governo Federal distribui o lucro do FGTS apurado no ano anterior. Neste sentido, cada titular recebe uma quantia variada, definida segundo o saldo que possui em conta quando a apuração foi realizada. A quantia é incorporada ao fundo e só pode ser resgatada em casos específicos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.