Fez a inscrição no Cadúnico, mas ainda não recebeu nenhum benefício? Veja o que pode ter acontecido

Alguns usuários do Cadúnico afirmam que não conseguem receber nenhum auxílios social, mesmo depois de entrar na lista do Governo Federal

Se você é um cidadão em situação de vulnerabilidade social, certamente já ouviu falar que o Cadúnico é uma porta de entrada para programas sociais. Órgãos do Governo Federal, como o próprio Ministério da Cidadania, afirmam que é importante se inscrever na lista o quanto antes. No entanto, há casos de pessoas que seguem as dicas, entram no Cadúnico e mesmo assim não recebem nada.

Segundo relatos de usuários, há casos de indivíduos que estão esperando por uma oportunidade em um programa social há meses ou até mesmo há anos. No entanto, eles ainda não conseguiram receber o dinheiro de nenhum projeto social como o Auxílio Brasil ou o vale-gás nacional, por exemplo. Ambos os benefícios exigem a presença na lista.

Em primeiro lugar, é importante lembrar que a simples entrada no Cadúnico não garante os recebimentos de nenhum programa social. Embora a inscrição na lista seja um passo importante, o procedimento não funciona de maneira automática. De modo que a espera pela abertura de uma vaga é algo natural entre os inscritos.

No Auxílio Brasil, por exemplo, não há vagas para todas as pessoas que têm direito ao programa. Dessa forma, mesmo que você esteja dentro do Cadúnico e cumpra as exigências de limite de renda, ainda será preciso esperar pela abertura de uma vaga no projeto social. O Ministério da Cidadania é a pasta responsável pela seleção.

A mesma lógica é válida para o vale-gás nacional. Segundo informações do próprio Governo Federal, também não há vagas para todos os usuários que possuem direito ao recebimento. Dessa forma, mesmo as pessoas que estão no Cadúnico, ainda precisam aguardar até que uma vaga na folha de pagamentos apareça e elas possam entrar.

Não aguento mais esperar

Entretanto, existem casos de pessoas que já estão esperando há muito mais tempo. De acordo com relatos de usuários, alguns cidadãos esperam para entrar em programas do Governo Federal há vários anos.

Nesse sentido, uma dica importante é verificar se você se encaixa em todas as outras regras de entrada no programa. No caso específico do Auxílio Brasil, é necessário ter conta ativa e atualizado no Cadúnico, e também ter uma renda per capita de até R$ 210.

Caso o cidadão se encaixe em todas as regras acima, ele pode verificar se as suas informações estão todas atualizadas no Cadúnico. Se a última atualização aconteceu há mais de dois anos, por exemplo, é importante atualizar o sistema o quanto antes.

Se mesmo assim, o cidadão não conseguir entrar no benefício, ele pode enviar uma reclamação diretamente para o Ministério da Cidadania. Não é necessário sair de casa. Basta abrir o site oficial da pasta e realizar o envio através da aba da Ouvidoria.

Como me inscrever no Cadúnico

Caso ainda não esteja no Cadúnico, a dica é se inscrever o quanto antes. Como dito, a simples entrada na lista não garante o recebimento automático de nenhum programa. Entretanto, o ato de fazer parte do cadastro é importante.

Além do Governo Federal, vários estados e municípios usam o Cadúnico para selecionar cidadãos para os seus projetos sociais. Em resumo, quem está dentro da lista tem mais chances de receber auxílios, do que as pessoas que ainda não entraram.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.