O que fazer quando você se sente incapaz?

Você sabe o que  fazer quando você se sente incapaz? Ou simplesmente espera isso passar, deixando com que outras pessoas cresçam em cima da sua sensação de inferioridade? Pense sobre isso!

Querendo ou não, em algum momento de nossas vidas poderemos nos sentir despreparados para algo. É aí que o medo surge, aquele suor frio aparece e o coração pode até palpitar.

Mas, quando temos ciência de que isso são consequências de uma ansiedade com relação ao futuro, aprendemos a compreender melhor as sensações e sentimentos. Consequentemente, conseguimos gerenciar o que sentimos e, assim, criar um caminho mais saudável para nós mesmos.

Mas como fazer tudo isso? Bem, no decorrer deste conteúdo demos algumas dicas do que você pode fazer quando você se sente incapaz. Confira.

O que fazer quando você se sente incapaz?

O primeiro ponto que devemos trazer à luz é que não existe fórmula mágica que seja possível fazer quando você se sente incapaz. Ou seja, você pode, ainda, sentir alguma angústia no trabalho quando a inferioridade aparecer. Faz parte!

No entanto, é possível atravessar esse episódio de uma forma menos dolorosa, podemos assim dizer. Veja algumas considerações úteis nesse sentido:

1. Fuja de qualquer tipo de comparação

Em hipótese alguma fique se comparando com as outras pessoas. Não tem o menor sentido fazer isso!

Cada pessoa possui uma trajetória, uma história, sonhos, medos e objetivos diferentes. Isso quer dizer que cada um caminha em uma “estrada” diferente desta vida, o que torna inviável a comparação.

Você até pode encontrar semelhanças na sua história com a de outra pessoa, mas são apenas semelhanças, e não igualdades 100% compatíveis. Então, por que se comparar?!

2. Dê um tempo para entender as emoções

Quando você pensar no que fazer quando você se sente incapaz, procure dar um tempo para as suas emoções. Às vezes você só está em um dia ruim, e precisa de um tempo para entender tudo o que está sentindo.

Portanto, não fique forçando uma imagem de “inabalável”, mas sim, fique na sua, descanse a mente, lide com as emoções, e só depois disso pense em outras estratégias.

3. Pense sobre o que lhe deixa desse modo

Analise quais tipos de situações e gatilhos emocionais fazem com que você se sinta incapaz. Quais são as circunstâncias?

Isso pode lhe ajudar a entender os pontos-chave na hora de lidar com essa sensação. Afinal, entendendo “a raiz” do problema você poderá cortá-la, certo?

4. Comece a desenvolver a sua autoestima

A sua autoestima precisa ser desenvolvida. Para isso, procure viver novas experiências, aprender coisas novas e desenvolver habilidades que tragam mais autoconfiança para você.

Enxergue o seu valor! Procure quais são os seus pontos fortes no trabalho, por exemplo, ou encontre formas de desenvolver novas habilidades interessantes.

5. Pratique o autoconhecimento e investigue os seus pontos fortes

E por falar em pontos fortes, nunca abra mão do autoconhecimento! Pois ele pode lhe ajudar a investigar ainda mais os seus pontos fortes. E isso é fundamental e você deve fazer quando você se sente incapaz!

Afinal, precisamos entender o nosso valor e enxergar o que há de melhor em nós para desenvolver a nossa autoestima. Por isso, não fique ancorado apenas nos “defeitos”, até porque ninguém é perfeito… Procure os seus atributos! 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.