O que é um complexo de superioridade?

complexo de superioridade pode aparecer nas mais diversas fases de vida de um indivíduo. Embora o sujeito possa demonstrar comportamentos narcisistas, a verdade é que em grande parte esse complexo decorre de um sentimento de inferioridade muito recorrente.

E como modo de “mascarar” esse traço de inferioridade, o sujeito passa a contar vantagem e a se apresentar como uma pessoa perfeita.

A seguir, damos mais detalhes sobre essa condição, além de apontar sinais importantes desse complexo. Continue lendo.

O que é um complexo de superioridade?

O complexo de superioridade diz respeito a comportamentos que a pessoa apresenta que a faz acreditar que é superior as outras pessoas. Ou seja, o indivíduo costuma ser narcisista e apresenta-se como mais importante, inteligente, centrado ou algo nesse sentido.

Esse tipo de indivíduo tende a ter opiniões exageradamente positivas sobre si mesmo, apresentando um significado maior e mais “intenso” para as suas ações cotidianas. Claro que, em grande parte, esse exagero não condiz com a realidade, de fato.

Quais os sinais de complexo de superioridade?

São diversos os sinais de complexo de inferioridade que podemos observar em algumas pessoas. Conheça alguns deles:

  • Avaliações muito positivas e exageradas sobre si mesmo.
  • Muitas histórias de sucesso, que demonstram uma autoestima elevada além do real.
  • Opinião excessivamente alta sobre si mesmo.
  • Costume de diminuir as outras pessoas, apresentando a si mesmo como uma contrapartida.
  • Opiniões muito orgulhosas sobre as próprias atitudes, mesmo quando isso não tem um sentido real.
  • Pessoa muito vaidosa, que leva em consideração a aparência de uma forma extrema.
  • Irritabilidade extrema quando é questionado ou diminuído por outra pessoa. Ou seja, se alguém disser que o indivíduo com complexo de superioridade não é “tão bom assim”, a alteração de humor é imediata e intensa.
  • Entre outros sinais que demonstram a superioridade e, em paralelo, um sentimento de inferioridade.

Vale ressaltar que a intensidade desses sinais pode variar de acordo com a circunstância e o momento em que aparecem.

Qual o tratamento?

Como vimos até aqui, embora uma pessoa que se ache superior demonstre um comportamento narcisista, a verdade é que muitas vezes ela está escondendo uma baixa autoestima.

Por isso, a psicoterapia é fundamental nesse tipo de situação. Por meio dela o indivíduo poderá conhecer um pouco mais sobre os seus reais pontos fortes e fracos, além de praticar a autoaceitação.

Tudo isso, ainda, entendendo melhor a sua forma de se relacionar com as outras pessoas, construindo relacionamentos mais sólidos e sadios.

Vale ressaltar que não é adequado você apontar que o indivíduo tem complexo de superioridade. Afinal, apenas um profissional de saúde mental poderá detectar os sinais reais e diagnósticos.

Nesse caso, o ideal é que você sempre incentive os cuidados com a saúde mental, e ofereça, à pessoa, a oportunidade de fazer psicoterapia. Apresente o quanto a prática é interessante e pode proporcionar ainda mais qualidade de vida, a fim de auxiliar o sujeito a fazer uma autoanálise que viabilize um equilíbrio melhor da sua autoestima.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.