Falta de diálogo no trabalho – Vamos falar sobre isso?

Entenda os efeitos silenciosos da falta de diálogo no trabalho.

falta de diálogo no trabalho pode parecer algo simples e, até certo ponto, sutil. Porém, quando ele se torna recorrente, alguns problemas podem ser vivenciados por toda a equipe.

No decorrer deste conteúdo nós refletimos sobre isso, para que possamos pensar um pouco mais sobre as nossas relações interpessoais no trabalho. Acompanhe e saiba mais.

O que é a falta de diálogo no trabalho?

Antes de qualquer coisa, precisamos compreender, de fato, o que é a falta de diálogo no trabalho.

Para isso, precisamos entender que ela não é apenas a ausência de comunicação. Mas sim, é a ausência de comunicação em momentos específicos.

É aquele momento em que você quer opinar sobre algo, mas se sente desconfortável; é quando o seu colega se sente insatisfeito com algo, mas não fala sobre isso; é quando qualquer pessoa quer falar sobre algo, mas não tem um espaço acessível para isso.

Porém, em outros momentos a comunicação pode até acontecer. Mas o que não acontece é o diálogo sobre as ações demandadas, as tarefas feitas e os resultados atingidos.

Parece confuso, mas temos certeza de que você compreenderá o que estamos querendo dizer.

O que pode causar essa falta?

Essa falta pode acontecer por diversas causas. Ou seja, ela é multifatorial. Entretanto, alguns fatores mais intensos podem ser a mola propulsora do problema, como:

  • Orgulho nas pessoas: Sim, as pessoas têm orgulho e acabam por não aceitar opinião dos outros. E isso impede que o diálogo aconteça.
  • Chefe autoritário: Ter medo do chefe não é normal. Se você tem e não dialoga com ele, a situação interpessoal está fragilizada.
  • Conflitos interpessoais: Os conflitos podem impedir diálogos saudáveis.
  • Falta de cultura de diálogo: Às vezes, a corporação apenas não tem a cultura de dialogar e trocar ideias, e isso é algo que sequer é percebido por quem está ali há muito tempo.
  • Timidez: Até mesmo a timidez e as dificuldades para se expressar podem impedir um bom diálogo.

Quais as consequências da falta de diálogo no trabalho?

As consequências da falta de diálogo no trabalho podem parecer silenciosas e até mesmo inofensivas. Mas, quando paramos para analisá-las, podemos perceber diversos impactos de curto, médio e longo prazo, como:

  • Resultados inconsistentes: Os resultados podem não ser muito positivos, simplesmente por não haver diálogo entre os envolvidos. Esse diálogo poderia viabilizar caminhos mais saudáveis.
  • Conflitos interpessoais: Os conflitos interpessoais podem ficar ainda mais intensos quando não há diálogo.
  • Falta de crescimento: A empresa e a equipe podem estagnar, tendo em vista que ninguém opina algo novo e diferente e todos podem acabar agindo no piloto automático.
  • Insatisfação com o trabalho: A sensação de insatisfação também pode aparecer. Afinal, se não é possível se expressar, como será agradável agir apenas como um “robô”?

Discutir a falta de diálogo no trabalho é ir na contramão do problema. É buscar abrir mais a mente e permitir que a escuta ativa alivie as tensões e inconsistências na comunicação.

Comunique-se com a sua equipe, dê ideias, fale sobre a importância do diálogo e desenvolva uma cultura mais positiva.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.