Falta de apetite: Conheça as possíveis causas e tratamentos

falta de apetite costumeiramente não está relacionada com problemas graves, especialmente se ela desaparecer de um modo rápido e sem grandes mudanças na rotina.

No entanto, se o problema for persistente, e ainda, se apresentar outros sintomas relacionados, o ideal é que você investigue com mais atenção. Por isso, acompanhe nosso texto e veja as possíveis causas dessa falta de apetite.

Principais causas e tratamentos para a falta de apetite

A falta de apetite pode aparecer em diversos momentos e, muitas vezes, relaciona-se com desequilíbrios durante o ciclo menstrual, ou até mesmo com questões emocionais. Entenda:

1- Questões emocionais

As nossas emoções impactam o nosso organismo de uma forma muito intensa, embora muitas vezes as pessoas não se dêem conta disso. Afinal, somos seres “interligados”, onde a mente e o corpo caminham juntas. Por isso, as crises de ansiedade, a depressão e o estresse podem impactar em nosso apetite. Assim como algumas pessoas perdem a fome, outras desenvolvem a compulsão alimentar.

  • O que fazer? Para resolver esse tipo de questão, o ideal é investir na psicoterapia. Você pode se consultar com o seu psicólogo ou psiquiatra, a fim de restabelecer o gerenciamento das suas emoções da melhor maneira.

2- Uso de medicamentos

Alguns medicamentos, como a fluoxetina, podem promover efeitos colaterais, como a falta de apetite. No entanto, estima-se que esse efeito permaneça apenas na fase de “adaptação”, ou seja, passado esse período, o corpo tenderá a restabelecer o equilíbrio entra fome e a saciedade.

Costumeiramente não está relacionado com nada grave, porém, se o problema persistir por semanas e até meses, o ideal é conversar com o seu médico para analisar a quantidade de medicamento que está sendo consumida.

  • O que fazer? Converse com o seu médico sobre o quanto a falta de apetite está presente na sua rotina, para assim, ele prescrever uma quantidade mais adequada do medicamento.

3- Doenças crônicas

Doenças crônicas como diabetes, cânceres e doenças respiratórias podem provocar alterações no apetite a na saciedade. Mas além da falta de fome, estes casos costumam apresentar fraqueza, tontura e perda de peso rápida, sem causa aparente.

  • O que fazer? É imprescindível que você busque auxílio médico para investigar a real causa da falta de apetite e assim investir no tratamento mais adequado para o seu caso.

4- Ciclo menstrual

O ciclo menstrual de uma mulher pode impactar em sua disposição, concentração, sono e apetite. Há períodos em que o apetite pode ser maior, enquanto que em outros a mulher praticamente não sente fome. Isso se deve à necessidade energética que cada período do ciclo necessita.

  • O que fazer? Se a falta de apetite estiver impactando na ingestão de alimentos, fazendo com que a mulher coma muito pouco ou nada, é importante conversar com o ginecologista para avaliar possíveis variações hormonais intensas.

5- Uso de drogas e outras substâncias

Por fim, podemos ressaltar ainda o uso de drogas e substâncias tóxicas como um agente importante na manutenção da nossa apetite. O cigarro, por exemplo, pode fazer com que o sujeito perca completamente a fome, diminuindo a ingestão de alimentos e desencadeando sérios problemas de saúde.

  • O que fazer? O ideal é manter hábitos saudáveis e evitar o consumo de substâncias como o tabaco e o álcool. Para isso, processos de desintoxicação podem ser acionados.

 

Lembre-se que se a sua falta de apetite estiver associada a outros sintomas, o médico deverá ser consultado o quanto antes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.