Como a música pode ajudar na motivação e concentração

A música tem sido cientificamente comprovada como uma das maneiras para ajudar quem tenta se concentrar.
Inclusive, a música pode ser uma aliada para estudantes que se preparam para o Enem, vestibulares ou concursos públicos.  entanto, qual o melhor tipo de música para estudar?

No entanto, a pergunta que fica é: qual o melhor tipo de música para estudar?

Selecionamos algumas dicas para ajudar você a compilar a melhor lista musical para estudar respeitando seu estilo e personalidade. 

Batida consistente

Na hora de estudar, nem todas as músicas são iguais. Especialistas descobriram que a melhor música para concentração (não importando o gênero) possuía uma batida consistente com pulso constante e repetitivo. 

A teoria que primeiro ligou a música à concentração foi denominada de Efeito Mozart. Como o foco era a música clássica, muitos estudantes acabaram aderindo ao gênero durante as horas de estudos. 

Todavia, uma pesquisa sobre o “Efeito Desfoque” revelou que ouvir música agradável teve um impacto maior no Efeito Mozart, não importando o estilo musical. 

O levantamento descobriu que os alunos que ouviam músicas que gostavam se concentravam de maneira mais eficaz. Desse modo, não é necessário sugerir os clássicos para sua lista de reprodução de estudo. Sendo assim, monte uma lista com músicas e gêneros que você goste.

Muitas pessoas costumam ficar ouvindo músicas antes de um grande evento, seja profissional ou particular, afinal, a música certa deixa o indivíduo animado. 

Quando você não está ansioso para estudar,  ela pode corroborar deixando-o motivado a ir aos livros e se concentrar nos estudos.

Em alguns casos a música não é necessária

Em algumas situações nem sempre a música tem um efeito positivo na motivação e concentração; ou seja, consiste em sua própria linguagem corporal. 

Quando, por exemplo, as pessoas escutam música com fones de ouvido, elas dão indícios de que querem ficar em paz. 

A redução resultante nas distrações e interrupções são fundamentais para aumentar o entendimento do material estudado. 

Além disso, caso ache que a música distrai muito, você ainda pode conseguir alguns dos benefícios mudando sua linguagem corporal.

Se usada de maneira correta, ela pode ser uma enorme ajuda nos estudos. Por isso reserve um tempo para aprender quando a música aumenta seu foco e concentração, além de quais tipos têm maior efeito. 

Depois de identificar qual o melhor estilo musical para sua concentração nos estudos, combine-a com vários métodos de aprendizagem para conseguir bons resultados. 

E então, gostou da matéria? Compartilhe com quem precisa saber disso!

Não deixe de ler também – Auxílio Emergencial 2021: saque da parcela 5 e todas as datas da parcela 6

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.