Como estudar para vestibular do zero?

Começar a estudar para vestibular do zero não é a coisa mais simples e prática. Porém, com um bom plano de estudos é possível atingir resultados interessantes.

Neste texto, você verá uma série de dicas que têm como foco lhe ajudar a subir uma verdadeira “escadinha” na sua aprendizagem. Confira.

Como estudar para vestibular do zero?

Existem alguns passos que, quando colocados em prática, criam uma sequência que pode ajudar você na hora de estudar para vestibular do zero.

O primeiro ponto que você precisa ter em mente, neste caso, é: não se desespere. Não pense no conteúdo como um todo e não se sinta atrasado por conta da quantidade de material.

Respire fundo e veja quais passos podem ser dados a cada dia, sem afobação e sem forçar nada.

Assim, quem sabe, você consegue criar uma rotina mais adequada.

Você também pode gostar:

Vamos às dicas de hoje!

1. Analise o edital

O primeiro passo sempre será analisar o edital. Nele você encontra uma série de informações relevantes sobre a prova que você irá fazer. E assim, torna-se viável separar os materiais mais alinhados ao que será cobrado no vestibular. Afinal, você saberá o peso de cada matéria e poderá organizar os seus estudos a partir disso.

2. Separe os materiais de acordo com o edital

Separe os materiais levando em consideração o peso de cada disciplina e os conteúdos que serão cobrados no vestibular. Separe livros, vídeos, podcasts, artigos e, se possível, simulados.

3. Monte um espaço para os seus estudos e estabeleça um horário para estudar

Monte um ambiente de estudos em sua casa, focando na sua concentração e conforto. A partir disso, encontre o seu horário mais produtivo para estudar e foque em se dedicar ao vestibular no mesmo horário, todos os dias. Isso lhe ajudar a criar o hábito de estudar.

4. Crie uma sequência didática com objetivos de aprendizagem para cada matéria/conteúdo

Veja como fazer isso:

  1. Verifique o conteúdo cobrado no vestibular.
  2. Analise quais são os seus objetivos de aprendizagens: quais conceitos quer aprender sobre o tema? O que precisa saber sobre o assunto?
  3. Liste os seus objetivos em sequência: o que aprender primeiro? Por segundo? Em terceiro? (Dentro do mesmo tema).
  4. Dentro de cada etapa de aprendizagem, liste os materiais que serão usados de apoio. Eles lhe ajudarão a criar uma verdadeira sequência didática.
  5. Essa sequência precisa levar em conta o que você já sabe, o que quer aprender e onde quer chegar. Assim é possível ir “subindo uma escadinha”, assimilando os conteúdos novos com o que você já sabe.
  6. Por fim, faça simulados que contemplem os temas estudados, viabilizando uma aprendizagem mais profunda.

5. Monte o seu cronograma com prazos

De acordo com o passo 4, monte um cronograma baseado em prazos e metas. Assim você começará a compreender o que deve ser estudado hoje, o que será estudado amanhã, e assim por diante.

Sempre focando em não procrastinar e manter um fluxo de estudos que respeite os seus limites e realmente lhe ajude a absorver informações.

 

Esperamos que este texto possa ter lhe ajudado de alguma forma. Boa sorte na hora de estudar para vestibular do zero!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.